Mercados devem ter volatilidade à espera de respostas de Lula para economia
Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados e as finanças
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na noite deste domingo (30) estar “metade alegre, metade preocupado com a transição”. Lula divide a mesma cautela com gestores executivos do mercado financeiro. Garantido em lei, o processo de transição depende, em boa medida, da boa vontade do governo atual.
No mercado financeiro, os ativos devem viver volatilidade, corrigindo equilíbrio entre ameaças e oportunidades. Do presidente eleito, esperam-se muitas respostas. A primeira delas: quem será o ministro da Economia do país de um governo petista. Bolsonaro ainda terá dois meses de governo e parte das mudanças no orçamento federal precisa ser negociada agora com o Congresso atual. A postura de Paulo Guedes e dos articuladores do governo será acompanhada de perto.
O CNN Money desta segunda-feira (31) fala dos desafios, obstáculos, herança dos tempos atuais, ambiente interno e externo para chegada de um novo governo do PT.
Risco de contestação
O maior risco apontado por analistas e economistas era de contestação do resultado das eleições. A visão agora é que, mesmo que ela ocorra em alguma medida, perdeu força política para ameaçar o resultado das urnas. Ainda assim, temos um país dividido.
Lula foi eleito presidente do Brasil com 50,9% dos votos. O país termina, assim, um longo processo de uma disputa acirradíssima e que flertou com riscos elevados por muito tempo. Jair Bolsonaro (PL), primeiro presidente a não se reeleger no país, está em silêncio, recolhido, desde o anúncio do resultado. Alguns de seus aliados falaram por ele, as instituições falaram por ele, desde Arthur Lira, Sergio Moro, o governador eleito em São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, até os líderes do poder judiciário. Todos legitimaram a vitória do petista e, portanto, do sistema eleitoral brasileiro.
Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yasbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
*Publicado por Ligia Tuon