Lula deverá compor ministério com nomes além do PT, avalia cientista política
À CNN Rádio, Luciana Veiga afirmou que discurso de unificação do presidente eleito mostra dimensão do desafio de unir o país
A cientista política Luciana Veiga avalia que a composição ministerial do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva – eleito com 50,9% dos votos – será um fator muito importante neste momento.
Em entrevista à CNN Rádio, a especialista lembrou que o discurso do petista após o resultado ser anunciado mostra “a dimensão do desafio que tem pela frente, de unir um país dividido.”
“A gente viu o presidente Jair Bolsonaro crescer e reduzir a diferença do primeiro turno, que era de 6 milhões de votos, para pouco mais de 2 milhões”, lembrou.
De acordo com Luciana, a divisão também se manifesta no Congresso Nacional.
“Lula vai precisar montar uma coalizão forte, unir forças e dividir esse poder trazendo cargos para os ministérios para além do PT”, defendeu.
Para a cientista política, o presidente eleito deu indícios de que entende essa necessidade, mas deverá dar demonstrações de fato de que caminhará nesse sentido.
“Seria importante ele trazer isso desde já, é importante demais para esse processo da paz, da união, que traga outros partidos para ministérios, e para regiões.”
Ela lembra que há preocupação em retribuir apoio ao Nordeste, “que foi quem deu a vitória”, mas que “é preciso ter atenção, objetivo é a união e contemplar as diversas regiões”.
*Com produção de Isabel Campos