Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Em lista de compromissos, Bolsonaro diz que não irá ampliar número de ministros do STF

    Presidente afirmou em publicações nas redes sociais que irá respeitar a Constituição Federal e a independência entre os Poderes

    Pedro Zanattada CNN , em São Paulo

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou neste sábado (29), em suas redes sociais, uma lista com 22 compromissos que deverá cumprir caso vença as eleições neste domingo (30) e inicie um segundo mandato em 2023.

    Entre os itens, Bolsonaro afirma que não irá ampliar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá respeitar a Constituição Federal e a independência entre os Poderes.

    “Não ampliar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal; indicar ministros comprometidos com a proteção da vida desde a concepção e a liberdade; e respeitar a independência entre os poderes e a Constituição Federal, a nossa carta da democracia”, diz o texto.

    O presidente afirma que será possível avançar com suas pautas, uma vez que terá um “Congresso em sintonia com o governo”.

    “A partir de 2023, com um Congresso em sintonia com o governo, será possível avançar em novas propostas e naquelas boas medidas que foram travadas pelo caminho. Dito isso, segue abaixo 22 compromissos que farão do Brasil um país mais próspero, mais livre e mais seguro para todos”, diz o texto.

    As primeiras três medidas dizem respeito à segurança pública. O presidente promete a redução da maioridade penal para crimes considerados hediondos, acabar com a audiência de custódia e endurecer penas para crimes violentos.

    Na área econômica, Bolsonaro reafirma que seu governo manterá “uma política econômica pautada no livre mercado e na responsabilidade fiscal”. Além disso, diz que irá aumentar o salário mínimo para R$ 1.400 no ano que vem “e acima da inflação todos os anos até 2026”.

    Confira, na íntegra, a lista divulgada:

    Tópicos