Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataque contra marido de Nancy Pelosi não foi “ato aleatório”, diz polícia

    Fontes dizem que o agressor tentou amarrar Paul Pelosi no ataque em casa e gritou: 'Onde está Nancy?'

    Jamie GangelClare ForanWhitney WildJohn Millerda CNN , Washington

    Paul Pelosi, marido da presidente da Câmara, Nancy Pelosi , foi atacado com um martelo na casa do casal em São Francisco por um agressor na manhã de sexta-feira (28), disseram fontes policiais à CNN. O agressor que o atacou procurava o presidente da Câmara, segundo uma fonte informada sobre o ataque.

    O intruso confrontou o marido do orador em sua casa em São Francisco gritando: “Onde está Nancy? Onde está Nancy?”, segundo a fonte. As fontes disseram ainda que o homem que agrediu Paul Pelosi tentou amarrá-lo “até que Nancy chegasse em casa”. Quando a polícia chegou, o agressor dizia que estava “esperando por Nancy”.

    “Este não foi um ato aleatório. Isso foi intencional”, disse o chefe de polícia de San Francisco, William Scott, durante uma entrevista coletiva sobre a investigação, acrescentando: “É errado. Nossos funcionários eleitos estão aqui para fazer o negócio de suas cidades, seus condados, seus estados e esta nação. Suas famílias não se inscrevem para que isso seja prejudicado e é errado”.

    Pelosi, de 82 anos, foi levado a um hospital e passou por uma “cirurgia bem-sucedida para reparar uma fratura no crânio e ferimentos graves no braço e nas mãos direitos”, disse Drew Hammill, porta-voz de Nancy Pelosi, em comunicado na noite de sexta-feira. O comunicado disse que os médicos esperam que ele se recupere completamente.

    Scott disse que as autoridades ainda estão determinando o motivo do ataque, mas pretendem prender o suspeito por acusações criminais.

    “O suspeito ainda está no hospital, mas deixe-me dizer o seguinte: pretendemos prender o suspeito, seja à revelia ou pessoalmente – ele será autuado por acusações criminais”, disse ele em entrevista coletiva na noite de sexta-feira, sem fornecendo detalhes adicionais.

    O ataque causou ondas de choque em Washington e provocou uma enxurrada de condolências e condenação de líderes do Congresso em ambos os lados do corredor. Isso ocorre quando os temores de violência política direcionada aos legisladores permanecem altos após o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA, bem como outros incidentes violentos de alto perfil que atingiram membros do Congresso nos últimos anos.

    Nancy Pelosi conseguiu falar com o marido após o ataque e antes de ele ser operado, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto. A palestrante voou com sua família para São Francisco na sexta-feira para ficar com o marido, e outra fonte familiar disse à CNN na noite de sexta-feira que ela estava no hospital.

    “O orador e sua família estão gratos pelo apoio e orações de amigos, eleitores e pessoas de todo o país. A família Pelosi está imensamente grata a toda a equipe médica de Pelosi e aos policiais que responderam ao ataque”, disse Hammill no comunicado de sexta-feira à noite.

    Polícia detalha como foi o ataque

    As autoridades identificaram David DePape, de 42 anos, como o suspeito do ataque e esperam “apresentar várias acusações criminais” em conexão com o incidente na próxima semana, segundo tuíte da promotora de San Francisco Brooke Jenkins na noite de sexta-feira.

    “Estamos coordenando de perto com os parceiros federais e locais de aplicação da lei nesta investigação. Apresentaremos várias acusações criminais na segunda-feira e esperamos que DePape seja indiciado na terça-feira. DePape será responsabilizado por seus crimes hediondos”, escreveu ela .

    Scott detalhou na noite de sexta-feira o que os policiais que responderam testemunharam quando chegaram ao local.

    Quando os policiais chegaram à residência de Pelosi, Scott disse que a porta da frente foi aberta “por alguém de dentro”, e os policiais – do lado de fora da porta – observaram que Pelosi e DePape tinham uma mão “em um único martelo”.

    Ainda fora de casa, os policiais viram DePape puxar o martelo para longe de Pelosi e atacar Pelosi, informou o chefe de polícia. Scott continuou dizendo que Pelosi foi atingido por DePape pelo menos uma vez.

    Em uma entrevista coletiva anterior, Scott disse que o suspeito havia “puxado um martelo para longe de Pelosi e o agredido violentamente com ele”.

    “Nossos policiais imediatamente abordaram o suspeito, o desarmaram, o levaram sob custódia, solicitaram reforços de emergência e prestaram assistência médica”, continuou ele.

    Paul Pelosi conseguiu ligar para o 911 no início do ataque, de acordo com uma fonte da lei e outra fonte familiarizada com o assunto. Ele conseguiu manter a linha aberta e o despachante podia ouvir uma conversa em segundo plano, de acordo com a fonte policial.

    Pelosi estava falando em código, disse o policial, fornecendo detalhes suficientes para que o operador que o ouvisse pudesse entender que havia algo errado. Ao mesmo tempo, Pelosi parecia estar tentando não deixar óbvio para o intruso que ele tinha uma linha aberta, descreveu a fonte.

    A fonte disse que o despachante podia ouvir Pelosi falando sobre o que estava acontecendo e enviou a polícia para verificar a casa.

    A luta com Pelosi foi capturada por uma câmera corporal da polícia quando a polícia entrou pela porta para intervir, de acordo com uma das fontes.

    Jenkins confirmou a ligação, dizendo a Erin Burnett da CNN: “É realmente graças ao Sr. a polícia chamou uma prioridade, então eles chegaram lá em dois minutos para responder a essa situação.”

    A polícia conseguiu falar com o suspeito, que sofreu “alguns ferimentos leves” durante o incidente, disse Jenkins. Scott se recusou a fornecer detalhes adicionais sobre a condição do suspeito na noite de sexta-feira.

    ‘Muito ódio’

    O homem que supostamente atacou Paul Pelosi na sexta-feira postou memes e teorias da conspiração no Facebook sobre vacinas contra Covid, a eleição de 2020 e o ataque de 6 de janeiro, e um conhecido disse à CNN que ele parecia “fora de contato com a realidade”.

    DePape não era conhecido da Polícia do Capitólio dos EUA e não estava em nenhum banco de dados federal de rastreamento de ameaças, de acordo com três fontes que foram informadas sobre a investigação.

    A Polícia do Capitólio dos EUA disse em um comunicado no início da manhã que está ajudando o FBI e a Polícia de São Francisco “com uma investigação conjunta” sobre o arrombamento na residência de Pelosi, na Califórnia.

    O agressor entrou na residência de Pelosi pelos fundos da casa, segundo duas fontes familiarizadas com os primeiros detalhes do incidente.

    Com o orador Pelosi ausente, não haveria um detalhe de segurança na residência, de acordo com uma fonte familiarizada com o protocolo.

    Pode haver um vídeo que a Polícia do Capitólio dos EUA e as autoridades possam revisar, pois há câmeras de segurança na casa, de acordo com duas fontes policiais.

    O presidente Joe Biden conversou com a presidente Pelosi na sexta-feira e ajudou a organizar sua viagem de Washington a São Francisco.

    No final do dia, o presidente vinculou diretamente o ataque a crescentes tensões de extremismo de direita em comentários em um jantar de arrecadação de fundos na Filadélfia na sexta-feira.

    “Isso é desprezível. Não há lugar na América – há muita violência, violência política. Muito ódio. Muito vitríolo”, disse Biden.

    O líder do Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell , disse em um tweet na sexta-feira que está “horrorizado e enojado” com os relatos de que Pelosi foi agredida em sua casa.

    “Agradeço saber que Paul está a caminho de uma recuperação completa e que as forças da lei, incluindo nossa estelar Polícia do Capitólio, estão no caso”, disse o republicano de Kentucky.

    O líder do Partido Republicano na Câmara, Kevin McCarthy, entrou em contato com o presidente Pelosi após o ataque, de acordo com o gabinete de McCarthy.

    “O líder McCarthy procurou o presidente para verificar como Paul estava e disse que está orando por uma recuperação completa e está agradecido por terem capturado o agressor”, disse Mark Bednar, porta-voz de McCarthy.

    Os Pelosis são casados ​​desde 1963 e têm cinco filhos.

    Esta história e manchete foram atualizados com desenvolvimentos adicionais.

    Dana Bash da CNN, Megan Trimble, Casey Tolan, Curt Devine, Daniel Medina e Majlie Kamp e Paul Murphy, Melanie Zanona, Holmes Lybrand, Ali Zaslav, Betsy Klein, Karl de Vries e Sunlen Serfaty contribuíram para este relatório.

    Tópicos