Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Ultrapassamos o teto, porque a regra é mal construída”, diz Guedes

    Em discurso num evento em Belo Horizonte, ministro da Economia critica regra que limita gastos da União, citando um de seus criadores, Henrique Meirelles: "nem economista ele é"

    Do CNN Brasil Business

    O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira que o governo federal ultrapassou o limite do teto de gastos, porque a “regra foi mal construída”, e citou o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, um dos criadores da lei que limita os gastos da União à inflação do ano anterior.

    “Nós furamos o teto porque foi muito mal construído, o teto era justamente para não deixar o governo federal se hipertrofiar (…) É tão mal construído que o ministro que vai ser do Lula aí, o Meirelles, nem economista é”, disse em evento organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte.

    “Então ele fez um teto, passou um, dois anos falando ‘ah tem um furão no meu teto, tão furando meu teto’, já anunciou que vai entrar furando. Tá certo? Porque é um teto muito mal construído”.

    Meirelles, que declarou apoio ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro turno, defendeu recentemente que um auxílio de R$ 600 justificaria, excepcionalmente, um furo na regra constitucional.

    Apesar de não ser formado em economia, Meirelles tem uma extensa carreira na área financeira e em cargos públicos. Além de ter sido ministro da Fazenda durante o governo de Michel Temer, presidiu o Banco Central no governo Lula e foi presidente do Bank Boston.

    *Publicado por Ligia Tuon

     

    Tópicos