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    A estratégia da Tupperware para pular do armário da vovó para as casas de jovens

    Marca de 76 anos está em busca de atrair a atenção dos millennials e da geração Z, e quer se tornar tão relevante em suas vidas cotidianas quanto foi para suas avós e mães

    Parija Kavilanzdo CNN Business

    A Tupperware quer estar onde os jovens moram.

    A marca de 76 anos está em busca de atrair a atenção dos millennials e da geração Z, e quer se tornar tão relevante em suas vidas cotidianas quanto foi para suas avós e mães.

    Mas para entrar no radar deles, a Tupperware precisa aparecer de maneiras que importem para os compradores mais jovens.

    Isso significa deixar de lado a imagem da era Mad Men e posicionar os produtos Tupperware como dignos de buzz, de alta utilidade e com uma finalidade ecológica.

    Esse reposicionamento já está em andamento para a Tupperware.

    No início de outubro, os produtos plásticos de armazenamento de alimentos da Tupperware surgiram nas prateleiras de varejistas favoritas das gerações Y e Z, como a Target (TGT), movimento que marcou uma grande mudança na história da empresa.

    Geralmente, a empresa vende seus produtos de forma exclusiva e famosa por meio de “festas Tupperware” em casa ou por meio de seu próprio site – exceto por programas piloto breves e limitados com os varejistas HomeGoods, Bed Bath and Beyond e a própria Target

    Conjunto Tupperware FridgeSmart foi projetado para armazenamento em geladeira
    Conjunto Tupperware FridgeSmart foi projetado para armazenamento em geladeira / Tupperware / divulgação

    A marca, cujos produtos são distribuídos em quase 70 países e fabricados nos EUA e no exterior, incluindo México, Brasil e Bélgica, registrou vendas anuais de US$ 1,6 bilhão em 2021.

    O CEO da Tupperware Brands, Miguel Fernandez, disse que a entrada na Target faz parte da reinvenção da marca, que inclui planos de expandir os negócios por meio de vários canais de varejo e colocar seus produtos na frente de consumidores mais jovens que nunca ouviram falar de festas Tupperware.

    “A Tupperware faz parte da cultura americana. É uma marca icônica e enorme. Queremos tornar o negócio tão grande quanto a marca”, disse Fernandez.

    Pode ser um objetivo alimentado pela necessidade.

    Embora a Tupperware tenha alcançado o status de ícone cultural – está até na coleção permanente do Smithsonian (instituição associada a museus nos Estados Unidos) – por estabelecer a categoria de armazenamento de alimentos, seu domínio de mercado de décadas foi prejudicado pela concorrência de uma corrida de players no espaço que incluem outras marcas populares como Rubbermaid, Glad, Pyrex, Oxo e Ziploc.

    Em seu trimestre mais recente, a empresa registrou uma queda de 18% nas vendas líquidas em relação a um ano atrás.

    Ele culpou a erosão das vendas a desafios como bloqueios desencadeados por pandemias em seus principais mercados no exterior, como a China, prejudicando significativamente seus negócios de venda direta e consumidores reduzindo seus gastos gerais devido à inflação.

    O estoque da Tupperware também está sob pressão, com queda de 70% ano a ano.

    Assumindo a cozinha

    Fernandez quer que a Tupperware vá muito além dos recipientes e reivindique o ciclo completo de preparação de refeições na cozinha – desde armazenar ingredientes em seus recipientes até cozinhar alimentos usando dispositivos Tupperware e depois colocar as sobras de volta em – o que mais – recipientes Tupperware.

    Para isso, a empresa, que possui mais de 8.500 patentes de design funcional e utilidades para produtos de cozinha e casa, desde recipientes para cebola e alho até uma panela de pressão projetada para funcionar em micro-ondas, vem há anos inovando e desenvolvendo outros produtos do que recipientes que podem atrair consumidores da próxima geração.

    Tupperware MicroPro Grill
    Tupperware MicroPro Grill / Tupperware / divulgação

    “Um produto maluco é o nosso MicroPro Grill”, disse Fernandez, que, segundo ele, está esgotando no canal de vendas diretas da Tupperware. “A maioria dos consumidores não sabe disso.”

    Permite grelhar no micro-ondas e pode fazer sanduíches de queijo grelhado, hambúrgueres ou até bifes. “Imaginamos isso para alguém que mora em um apartamento na cidade de Nova York e você não pode realmente fazer churrasco ao ar livre, mas pode usar isso”, disse ele.

    Outra ideia é colaborar com um fabricante de geladeiras para ter uma linha de geladeiras equipadas com recipientes de armazenamento Tupperware dentro.

    “Em dois ou três anos, queremos estar em muitas outras categorias, de facas, panelas e recipientes a produtos para micro-ondas, freezer e soluções de armazenamento em garagem. Queremos estar talvez em todos os cômodos da casa”, disse Fernandez.

    Como tornar o plástico sustentável?

    A Geração Z, ainda mais que os Millennials, são uma geração orientada para a sustentabilidade. Então, como a Tupperware supera o desafio óbvio de vender produtos plásticos para eles?

    Fernandez disse que a Tupperware está ciente do desafio e está tomando medidas para se tornar uma empresa mais responsável e ambientalmente consciente.

    Jarra de fermentação da Tupperware para fazer café ou chá
    Jarra de fermentação da Tupperware para fazer café ou chá / Tupperware / divulgação

    Ele listou a parceria da Tupperware com a plataforma de reutilização circular Loop da TerraCycle, no esforço da empresa para reduzir o desperdício. A Tupperware está expandindo suas ofertas para incluir materiais mais sustentáveis, como vidro e aço inoxidável, e está fabricando alguns produtos a partir de resíduos plásticos mistos usados ​​que, de outra forma, acabariam em aterros sanitários, disse ele.

    Os recipientes Tupperware, de certa forma, também podem estar ajudando a reduzir o desperdício de alimentos.

    “Cerca de 10% das refeições consumidas no ano passado nos EUA foram sobras”, disse Fernandez. “Gostaríamos de pensar que eram muitas refeições armazenadas na geladeira em produtos Tupperware.”

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