Saúde lança campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti
Número de casos de dengue no Brasil subiu quase 185% neste ano
O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (20), a campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya.
Em 2022, o número de casos de dengue no Brasil subiu quase 185% entre janeiro e o início do mês de outubro, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Em 2021, foram registrados 478,5 mil casos, número que subiu para 1,3 milhão neste ano. Além disso, o ano apresentou 909 óbitos confirmados pela doença.
Em relação à chikungunya, até outubro, haviam sido notificados 168,9 mil casos. Quando comparado com o mesmo período de 2021, houve um crescimento de 86,9% nos índices da doença. Já a Zika indicou um aumento de 92,6% em 2022, mas não houve nenhum óbito pela virose.
A campanha, com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito” busca conscientizar sobre a importância da prevenção diária da doença. “A prevenção é a melhor forma de combater a doença”, afirmou o ministério. “Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos”, finalizou.
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a campanha busca mobilizar os cidadãos a participarem do combate.
“Nos não temos como fazer isso sozinhos. Se não houver colaboração da sociedade, todos os anos vamos ter casos e casos de dengue”, disse, durante coletiva de imprensa.
Já Socorro Gross, representante Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) no Brasil, afirmou que essa campanha representa uma “luta diária” dos órgãos de saúde no combate ao mosquito.
“A campanha é muito relevante, porque a construção de saúde tem que ser uma construção conjunta”, disse.
Pela campanha, que será vinculada na televisão, rádio e internet, a pasta informará a população sobre os principais focos de proliferação do mosquito (veja abaixo).
Conheça os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”606921″ title_galeria=”Conheça os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti”/]
*Com supervisão de Noeli Menezes