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    Naufrágio da Segunda Guerra Mundial ainda polui o fundo do Mar do Norte

    Mesmo 80 anos depois, os pulentes perigosos continuam a impactar a microbiologia marinha próxima e a geoquímica do fundo do mar

    Ashley Stricklandda CNN

    Um naufrágio da Segunda Guerra Mundial ainda está vazando explosivos e outros elementos tóxicos no fundo do mar do Mar do Norte mais de 80 anos depois de ter sido afundado. Os poluentes perigosos do naufrágio continuam a impactar a microbiologia marinha próxima, bem como a geoquímica do fundo do mar, de acordo com uma nova pesquisa publicada na terça-feira na revista Frontiers in Marine Science.

    “O público em geral muitas vezes está bastante interessado em naufrágios por causa de seu valor histórico, mas o impacto ambiental potencial desses naufrágios é muitas vezes ignorado”, disse o autor do estudo, Josefien Van Landuyt, doutorando, bioengenheiro e microbiologista da Universidade de Ghent, na Bélgica.

    O naufrágio do V-1302 John Mahn repousa na parte belga do Mar do Norte, apenas um dos milhares de naufrágios de navios e aeronaves localizados ao longo do fundo do mar. O navio serviu pela primeira vez como uma traineira de pesca alemã e foi requisitado pela Marinha Alemã durante a Segunda Guerra Mundial como um barco de patrulha. Seis aeronaves Hawker Hurricane da Força Aérea Real Britânica que patrulhavam a costa belga atacaram o navio em 12 de fevereiro de 1942.

    Duas bombas aéreas atingiram o navio, fazendo-o afundar rapidamente. O ataque tirou a vida de 11 marinheiros e levou a carga do navio – munições e reservas de carvão – para o fundo do mar. Um grupo de pesquisadores começou a estudar o impacto potencial do naufrágio como parte do projeto North Sea Wrecks.

    O objetivo do projeto é investigar naufrágios localizados no fundo do mar do Norte, de acordo com Van Landuyt. O Mar do Norte faz fronteira com Bélgica, Noruega, Dinamarca, Holanda, Grã-Bretanha e Alemanha – todos envolvidos na Segunda Guerra Mundial.

    Os pesquisadores do estudo estimam que, em todos os oceanos do mundo, os naufrágios das duas guerras mundiais contenham entre 2,5 milhões e 20,4 milhões de toneladas métricas de produtos petrolíferos.

    Ela espera que os dados coletados pelo projeto ajudem os formuladores de políticas a decidir os melhores passos para lidar com os destroços do Mar do Norte e proteger seu ecossistema.

    “A pesquisa realizada neste projeto será usada para desenvolver uma ferramenta de tomada de decisão para avaliar o potencial risco ambiental que um naufrágio de guerra representa para o meio ambiente, o que esperamos contribuir para um ambiente marinho seguro e saudável”.

    A equipe de estudo coletou amostras do casco de aço do navio, bem como do sedimento ao redor. Os pesquisadores também coletaram amostras em uma série de distâncias crescentes do navio em diferentes direções para ver até onde a poluição se estendia.

    Metais pesados ​​e produtos químicos tóxicos

    As amostras revelaram metais pesados ​​como níquel e cobre, bem como arsênico e compostos explosivos. Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, ou PAHs, que são produtos químicos que ocorrem naturalmente na gasolina, carvão e petróleo bruto, também foram encontrados.

    A equipe descobriu a maior concentração de metais mais próxima do bunker de carvão do navio, mas também estava presente em sedimentos que foram depositados após o naufrágio. As amostras com os produtos químicos mais concentrados também estavam localizadas próximas ao navio.

    Os destroços também influenciaram a microbiologia encontrada ao redor do navio. A equipe descobriu Rhodobacteraceae e Chromatiaceae, micróbios que degradam PAHs em amostras de sedimentos contendo a maioria dos poluentes.

    A bactéria redutora de sulfato Desulfobulbia também foi identificada em amostras retiradas do casco, provavelmente responsável por sua corrosão.

    O impacto marinho evolui ao longo do tempo

    Os naufrágios podem se tornar mais perigosos para o meio ambiente à medida que envelhecem porque a corrosão pode abrir espaços fechados – o que significa que seu impacto ambiental continua a evoluir, disse Van Landuyt.

    “Embora os destroços possam funcionar como recifes artificiais e tenham um tremendo valor humano para contar histórias, não devemos esquecer que eles podem ser perigosos, objetos feitos pelo homem que foram introduzidos involuntariamente em um ambiente natural”, disse Van Landuyt.

    “Hoje, novos naufrágios são removidos exatamente por esse motivo.” Além dos destroços, o Mar do Norte contém até 1,6 milhão de toneladas métricas de munição, como conchas e bombas, despejadas após o término de cada guerra mundial.

    Esses explosivos, assim como outros agentes de guerra química, podem ser tóxicos para a vida marinha. Os produtos de petróleo também são conhecidos por impactar o crescimento, reprodução, alimentação e tecidos de organismos marinhos, de acordo com o estudo.

    “As pessoas muitas vezes esquecem que abaixo da superfície do mar, nós, humanos, já causamos um grande impacto nos animais, micróbios e plantas locais que vivem lá e ainda estamos causando um impacto, lixiviando produtos químicos, combustíveis fósseis, metais pesados ​​de – às vezes séculos atrás. velhos – destroços que nem nos lembramos estão lá”, disse Van Landuyt em um comunicado.

    O estudo continha apenas uma análise do naufrágio do V-1302 John Mahn, mas os pesquisadores enfatizaram que mais naufrágios em vários locais precisam ser amostrados para ter uma melhor visão geral de seu impacto no Mar do Norte.

    Van Landuyt ficou surpreso com a quantidade de destroços, incluindo aqueles que estão quase intactos, que podem ser encontrados lá.

    “Técnicas de remediação (como remoção de munições por mergulhadores, bombeamento de tanques de óleo) estão disponíveis, mas são desafiadoras e caras para tentar”, disse ela. “A ferramenta de apoio à decisão nos permite focar recursos”, completou. 

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