PF cumpre mandados de prisão e buscas contra envolvidos no tráfico internacional
A operação acontece no litoral de São Paulo e deve realizar 20 mandados; Os criminosos agiam na exportação de cargas ilegais, em que cocaína era armazenada de forma oculta para Europa e Ásia
A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (18) 20 mandados, sendo três de prisão preventiva e dezessete de busca e apreensão. Além disso, a polícia realiza ações contra o sequestro de carros e imóveis e dinheiro depositado na conta de sete envolvidos com o crime internacional de drogas.
Cem policiais trabalham na ação para atender a determinação da 5ª Vara Federal Criminal de Santos. A operação, denominada de Gênesis, está acontecendo em Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande, no litoral de São Paulo.
De acordo com as investigações que começaram em novembro do ano passado, os policiais apreenderam mais de 1,6 toneladas de cocaína em três ações. A primeira ocorreu em Hamburgo, Alemanha, e as outras duas em Santos, São Paulo. As cargas tinham como destino final a cidade de Antuérpia, na Bélgica, e Durban, na África do Sul.
Para a PF, os criminosos agiam na exportação de cargas ilegais como contratação, estufagem e transporte. A cocaína era colocada de forma oculta, o que aumentava a quantidade do produto enviado para Europa e Ásia.
Os envolvidos vão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que variam de 10 a 25 anos de prisão. Gênesis se refere a primeira apreensão, que originou o procedimento e que possibilitou identificar os mandantes da organização criminosa.