Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Produção industrial cai em setembro pela 1ª vez em quatro meses, diz CNI

    Pesquisa, chamada de Sondagem Industrial, também mostra que o ritmo de criação de empregos no setor industrial segue consistente, em alta pelo quinto mês seguido

    Tamara Nassifdo CNN Brasil Business , em São Paulo

    A produção industrial no Brasil caiu em setembro depois de quatro altas consecutivas, indo de 54,5 pontos em agosto para 49 pontos no mês passado.

    Os dados foram divulgados nesta terça-feira (18) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    A pesquisa, chamada de Sondagem Industrial, também mostra que o ritmo de criação de empregos no setor industrial segue consistente, em alta pelo quinto mês seguido.

    A 51,4 pontos, o índice de evolução no número de empregados se mantém acima da linha divisória de 50 pontos, que separa aumento de queda.

    A cadeia de suprimentos, por outro lado, tem dado sinais de normalização após dois anos de choques de oferta, causados pela pandemia. Apontados como os maiores problemas do setor industrial, a disponibilidade e o custo das matérias-primas foram bem menos sinalizados, atingindo 38,1% das empresas consultadas.

    O dado mostra uma queda de 14,7 pontos percentuais em relação ao apurado no segundo trimestre deste ano, quando os problemas nas cadeias de suprimentos atingiam 52,8% das empresas.

    “Apesar da desaceleração da produção em setembro e das expectativas menos otimistas, a normalização da cadeia de suprimentos é um elemento central para a retomada do ritmo de produção industrial”, diz Larissa Nocko, economista da CNI.

    Para a pesquisa, foram consultadas 1.739 empesas, sendo 696 pequenas, 601 médias e 442 grandes, entre 1º e 11 de outubro de 2022.

    Tópicos