Dezenas de drones “kamikaze” do Sul da Ucrânia são destruídos, diz Força Aérea
Ofensiva russa na Ucrânia nesta segunda-feira (17) foi marcada por ataques mortais de drones “kamikaze”
O Ministério da Defesa ucraniano afirmou que destruiu 37 drones “kamikaze” de fabricação iraniana, do tipo Shahed-136, entre noite de domingo (16) e a manhã de segunda-feira (17).
“Nas últimas 13 horas, o #UAarmy derrubou 37 drones iranianos Shahed-136 e 3 mísseis de cruzeiro lançados por terroristas russos”, disse o ministério no Twitter.
As forças russas atacaram a Ucrânia com uma enxurrada de ataques mortais de drones “kamikaze” na segunda-feira. Os ataques, incluindo os de Kiev, foram todos lançados do Sul da Ucrânia, de acordo com a Força Aérea Ucraniana.
As forças ucranianas disseram ter atingido 11 Shahed-136 nas regiões Norte e Central do país. Nove dos drones foram derrubados por unidades de mísseis antiaéreos e aviões de combate pela Força Aérea, enquanto dois foram destruídos pelas Forças Terrestres, acrescentou o comunicado.
Anteriormente, a Força Aérea disse que 26 drones foram abatidos no Sul do país.
Contexto
A Rússia encomendou 2.400 drones “kamikaze” do Irã, de acordo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Eles são capazes de transportar mísseis guiados com precisão e têm uma carga útil de aproximadamente 50 kg (110 libras).
Ataques de drones no leste da Ucrânia tiveram como alvo infraestruturas cruciais, disse a Força Aérea.
Na semana passada, Moscou lançou uma série de ataques fatais contra a rede elétrica ucraniana, levando a quedas de energia generalizadas.