Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Money

    A duas semanas para 2º turno, sobem tom de candidatos e exigências do mercado

    Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam podcast CNN Money nas manhãs de segunda a sexta, com balanço dos assuntos que influenciam mercados, finanças e economia

    Da CNN

    A duas semanas para o segundo turno das eleições, o tom dos candidatos sobem, como ficou claro no debate deste domingo, transmitido pela CNN. E as exigências dos eleitores e do mercado, também.

    De um lado, há cobranças por mais detalhes sobre o plano econômico de Lula e que seria o nome a frente da economia em uma eventual gestão petista. Do outro, há cobranças de como pagar as contas dos gastos públicos que subiram de forma acelerada em ano de eleição no governo Bolsonaro.

    A fotografia do momento é de uma economia forte, sustentada pelas surpresas positivas do setor de serviços. Mas o que está por trás do impulso preocupa. O setor está 10% do período pré-pandemia, apoiado por uma injeção bilionária de recursos.

    São mais de R$ 500 milhões de auxílio emergencial e outras medidas que elevam as perspectivas para um PIB perto dos 3% para este ano.

    O filme é o problema. A injeção de recursos gerou um rastro de afrouxamento das regras fiscais, junto das promessas eleitorais, o potencial de rombo das contas públicas para o ano que vem é de R$ 420 bilhões, segundo a FGV.

    Isso se soma a uma desaceleração combinada entre os três principais motores da economia global: China, EUA e Europa.

    Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

    *Publicado por Ligia Tuon

     

    Tópicos