EUA trabalham para entregar sistema de defesa aérea à Ucrânia, diz Casa Branca
Os primeiros dois sistemas serão entregues “em um futuro muito próximo”, segundo o coordenador de comunicações do Conselho de Segurança Nacional
Os EUA estão acelerando a entrega de dois Sistemas Nacionais Avançados de Mísseis Terra-Ar (NASAMS) para a Ucrânia o mais rápido possível, informou a Casa Branca na terça-feira (11).
Os sistemas conjuntos EUA-Noruega ajudarão a atender aos pedidos do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky por mais apoio à defesa aérea.
Os EUA estão a caminho de entregar os dois primeiros sistemas à Ucrânia “em um futuro muito próximo”, disse John Kirby, coordenador de comunicações do Conselho de Segurança Nacional.
Biden havia concordado anteriormente em contratar oito dos sistemas NASAMS, que fornecem defesas de curto a médio alcance. É o mesmo sistema usado para proteger o espaço aéreo em Washington, DC.
Kirby se recusou a fornecer uma data específica para quando os sistemas NASAMS chegariam, mas disse que os EUA estavam “certamente interessados em acelerar” o sistema rapidamente.
Durante uma reunião virtual do G7 mais cedo, Zelensky disse à reunião que “esforços comuns para criar um escudo aéreo para a Ucrânia” devem ser intensificados em meio a uma enxurrada de mísseis de cruzeiro russos e ataques de drones.