Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ações nos EUA caem com alerta do JPMorgan sobre recessão no país

    Nasdaq atingiu uma nova baixa de 52 semanas nesta segunda-feira, enquanto Dow e S&P 500 também não estão longe de seus mínimos

    Paul R. La Monicado CNN Business

    Wall Street teve uma segunda-feira (10) sem ânimo. As ações não estavam indo muito bem pela manhã, mas caíram à tarde após comentários contundentes do CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, que alertou que os Estados Unidos provavelmente entrarão em recessão nos próximos seis a nove meses.

    Dimon fez os comentários em uma entrevista exclusiva à CNBC que foi ao ar nesta segunda-feira.

    “Você não pode falar sobre economia sem falar sobre coisas no futuro, e isso é coisa séria”, disse Dimon na entrevista à CNBC. Ele acrescentou que acha que a Europa já está em recessão e que os EUA provavelmente serão os próximos.

    O Dow Jones caiu mais de 200 pontos logo após os comentários de Dimon irem ao ar antes de se recuperar para encerrar o pregão com queda de quase 95 pontos, ou 0,3%.

    O S&P 500 e o Nasdaq caíram acentuadamente ao meio-dia, mas também recuperaram suas baixas. O S&P 500 fechou com perda de 0,8%, enquanto o Nasdaq caiu 1%.
    As ações do JPMorgan Chase, que é uma das 30 ações do Dow, caíram quase 1%. O JPMorgan Chase é um dos vários grandes bancos que divulgarão os lucros na sexta-feira.

    As ações caíram este ano devido a preocupações com a inflação e como os aumentos agressivos das taxas de juros do Federal Reserve para combater a alta dos preços podem eventualmente levar a uma recessão. As ações subiram no início da semana passada, levando a esperanças de que o mercado havia atingido o fundo do poço.

    Mas os vendedores voltaram com força nos últimos dias. O relatório de empregos mais sólido de sexta-feira (7) pouco fez para dissipar os temores sobre mais grandes aumentos de juros do Fed.

    O Nasdaq atingiu uma nova baixa de 52 semanas na segunda-feira. O Dow e o S&P 500 também não estão longe de seus mínimos. O Dow caiu cerca de 20% este ano e está de volta a um mercado de baixa junto com os outros dois principais índices de mercado.

    O mercado de títulos foi fechado na segunda-feira, mas os rendimentos do Tesouro de referência de 10 anos estão atualmente em torno de 3,89%. O rendimento de 10 anos, que influencia fortemente a direção das taxas de hipoteca, superou brevemente 4% no final do mês passado e atingiu seu nível mais alto desde outubro de 2008.

    A vice-presidente do Fed, Lael Brainard, fez alusão aos desafios do mercado imobiliário em um discurso na segunda-feira. Brainard observou que “a moderação na demanda devido ao aperto da política monetária é apenas parcialmente percebida até agora” e que “a transmissão de uma política mais rígida é mais evidente em setores altamente sensíveis a juros, como habitação”.

    Brainard também alertou que “em outros setores, atrasos na transmissão significam que as ações políticas até o momento terão seu efeito total na atividade nos próximos trimestres”. Em outras palavras, o resto da economia pode desacelerar em breve.

    Tópicos