Candidatos têm conseguido mais votos com comunicação rápida do que com propostas, diz especialista
Cientista política Silvana Krause citou o alto gasto das campanhas presidenciais com a comunicabilidade dos candidatos nas redes sociais
A professora de Ciência Política da UFRGS e secretária-geral da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), Silvana Krauser, disse, nesta segunda-feira (10), que os candidatos têm conquistado mais votos por meio de estratégias de comunicação rápidas do que por meio de seus programas de governo.
Em entrevista ao Visão CNN, a especialista citou o alto gasto das campanhas presidenciais com a comunicação nas redes sociais.
Segundo levantamento realizado pela CNN, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) já gastaram R$ 17 milhões para promover anúncios de campanha no Google.
“O que chama a atenção são os gastos de campanha nas formas de comunicação. Os programas têm se concentrado cada vez mais nas redes sociais e, sem dúvidas, é de se questionar se o eleitor se envolve com programas ou se envolve com efeitos que essas campanhas na internet podem trazer”, disse Silvana.
Para ela, atualmente, a balança do eleitor pende mais para a comunicabilidade dos candidatos nas mídias que pelas propostas apresentadas por eles.
“Estamos em uma era que programas definem cada vez menos o voto. [O que define] é muito mais a capacidade de comunicação rápida e ágil do candidato para conquistar aquele segmento necessário para se ter uma vitória”, afirmou a professora.
Assista à entrevista na íntegra no vídeo acima.