Ucrânia diz que recapturou 1,2 km² da região de Kherson em contra-ofensiva
País trabalha agora para manter reconquistas feitas na região nordeste e alcançar novas na região sul
A Ucrânia reconquistou mais de 1.170 quilômetros quadrados de terra na região de Kherson, no sul do país, desde o início de seu contra-ataque contra a Rússia no final de agosto. Informação partiu de um porta-voz militar neste domingo.
A Ucrânia alcançou um sucesso rápido com sua ofensiva na região nordeste, mas seu esforço no sul para eliminar uma base russa na margem oeste do vasto rio Dnipro tem sido mais longo e trabalhoso.
“Até hoje, desde o início da contra-ofensiva, mais de 1.170 quilômetros quadrados foram liberados na direção de Kherson”, disse a porta-voz do comando militar do sul, Natalia Humeniuk, em entrevista na televisão nacional ucraniana.
Autoridades ucranianas há muito falam sobre a prioridade de recapturar Kherson, uma região plana e agrícola que Moscou capturou em sua quase totalidade nos primeiros dias de sua invasão.
Quaisquer grandes perdas territoriais em Kherson ameaçariam as linhas de abastecimento da Rússia para a estrategicamente significativa península da Crimeia mais ao sul, cujo retorno Kyiv cobiçou desde sua ocupação pela Rússia em 2014.
A porta-voz destacou ainda que a Ucrânia está progredindo em Kherson, mas que muito precisa ser feito também para proteger os territórios recém-reconquistados.
“O trabalho continua na consolidação do território, desobstruindo-o e realizando operações de estabilização, pois os assentamentos em que entramos contêm muitas surpresas deixadas pelos ocupantes [russos]”, disse ela.
*Reportagem de Max Hunder; Edição de Raissa Kasolowsky