Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chefe da AIEA diz que a usina de Zaporizhzhia é uma instalação ucraniana

    Vladimir Putin assinou um decreto na quarta-feira (5) colocando a usina nuclear de Zaporizhzhia sob controle da Rússia

    Fred PleitgenRadina Gigovada CNN

    Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), disse que a Usina Nuclear de Zaporizhzhia é uma instalação ucraniana e possíveis mudanças “seriam uma questão complexa” que ele terá que discutir durante sua próxima visita a Moscou.

    Quando perguntado por Fred Pleitgen, da CNN, na quinta-feira (6), se a AIEA boicotaria o processo de funcionários de Zaporizhzhia potencialmente se tornarem funcionários da Rosatom da Rússia, Grossi disse: “Não posso boicotar nem jogar junto. Tenho que fazer as coisas certas e a coisa certa neste caso é em primeiro lugar, olhar para a segurança e o bem-estar dos funcionários.”

    Grossi acrescentou que “quando se trata das mudanças contratuais que podem vir como resultado dos anúncios, é algo que terei que discutir na Rússia nos próximos dias”.

    “Não há muita clareza da extensão dessas mudanças propostas, então terei que ter mais clareza”, disse Grossi. “Para nós, é óbvio que, como esta é uma instalação ucraniana, a propriedade é da Energoatom. Qualquer mudança seria uma questão complexa.”

    O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto na quarta-feira (5) que coloca a Usina Nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, sob controle do Estado russo.

    Mas assim que Putin estava assinando o decreto, a operadora nuclear estatal ucraniana Energoatom disse que seu presidente assumiria as funções de diretor-geral da usina.

    Tópicos