Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Atlético-MG supera Santos na Vila e ganha a segunda consecutiva no Brasileirão

    Hulk e Nacho Fernández marcaram os gols do Galo, que foi vazado por Marcos Leonardo

    Leandro Silveiracolaboração para a CNN

    O Atlético-MG ganhou a segunda partida seguida no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (5), na Vila Belmiro, superou o Santos por 2 a 1, em partida válida pela 30ª rodada. Hulk, Marcos Leonardo e Nacho Fernández marcaram os gols da partida, todos no segundo tempo.

    O gol de Hulk foi o 12º dele no Brasileirão, se somando aos dois anotados no último sábado (1º), no triunfo por 2 a 0 sobre o Fluminense. Assim, o atacante foi decisivo para o time emplacar triunfos consecutivos no torneio nacional, o que não acontecia desde a 15ª rodada. Quem também brilhou foi Everson, com várias defesas difíceis.

    Clique aqui para acessar a tabela completa do Brasileirão

    O duelo, porém, acabou sendo definido apenas após dois pênaltis, um para cada time, no fim do segundo tempo. Eles foram convertidos por Marcos Leonardo, que havia falhado em várias chances claras para o Santos, e Nacho. Assim, o Atlético-MG voltou a triunfar na Vila Belmiro, o que não acontecia desde 2009.

    O resultado mantém o Galo em sétimo lugar, com 46 pontos, posto ocupado desde a 20ª rodada, na briga para ir à próxima edição da Copa Libertadores – são seis vagas distribuídas pelo Brasileirão, mas até o oitavo colocado deverá obtê-las, pois outras competições também são classificatórias ao torneio continental.

    O Santos, por sua vez, se distancia dessa briga, pois parou nos 37 pontos, em 13º lugar, tendo perdido o segundo duelo consecutivo. O time, atrapalhado pelas várias chances desperdiçadas, ainda perdeu Soteldo, um dos seus principais jogadores, lesionado, ainda no primeiro tempo.

    Como foi o jogo

    Para o confronto na Vila Belmiro, os treinadores mantiveram suas apostas mais recentes. Assim, Orlando Ribeiro manteve a formação do Santos com um volante, repetindo a estratégia da derrota para o Internacional, com o retorno de Rodrigo Fernández à função, após estar suspenso, assim como de Felipe Jonatan, livre de lesão, à lateral esquerda.

    No Atlético-MG, por sua vez, Cuca trocou os laterais, por problemas físicos de Mariano e Rubens, apostando em Guga e Dodô. E pôs Ademir no lugar do suspenso Keno.

    Com a bola rolando, os times fizeram um primeiro tempo fraco e de pouca inspiração dos seus atacantes. O Atlético-MG, lento e errando passes em demasia no campo de ataque, até teve mais posse de bola, mas pouco ameaçou a meta defendida por João Paulo. A exceção foi um disparo de fora da área, aos 25 minutos, de Pavón, espalmado pelo goleiro.

    Já o Santos foi mais objetivo, mas sofreu com uma noite ruim de Marcos Leonardo, que cabeceou errado e sem direção, de frente para o gol, após levantamento de Soteldo, aos 5 minutos. O centroavante ainda freou alguns ataques ao ficar em condição de impedimento e teve a chance de redenção já no fim do primeiro tempo, quando seu companheiro venezuelano já havia deixado o campo, lesionado. Ela veio quando o substituto Lucas Braga fez ótimo cruzamento, aos 42. Dessa vez, Marcos Leonardo testou forte, mas Everson evitou o gol.

    Insatisfeito com a produção do Atlético-MG, Cuca trocou Ademir por Nacho Fernández já no intervalo. E embora a primeira oportunidade de gol da segunda etapa tenha sido do Santos, em chute de Sánchez, aos 7 minutos, a mudança serviu para o time mineiro conter a intensidade do adversário e acelerar a troca de passes, embora sem criar muito.

    Essa falta de efetividade levou Cuca a mexer novamente no Atlético-MG, apostando em Calebe e Alan Kardec. E o time aproveitou erros seguidos da defesa do Santos para marcar. Aos 26 minutos, após cruzamento de Nacho, Bauermann e Felipe Jonatan afastaram mal, Guga ficou com a bola e passou para Hulk. Com espaço, ele bateu colocado para as redes, fazendo 1 a 0.

    E se Hulk aproveitou a chance que teve, Marcos Leonardo perdeu mais uma oportunidade. Aos 31 minutos, cara a cara com Everson, após ótimo lançamento de Felipe Jonatan, parou em maia uma defesa do goleiro atleticano.

    Nesse momento, o Atlético-MG já não tinha mais Hulk, substituído após reclamar de dores na panturrilha, para a entrada de Sasha. Ainda buscou reforçar o sistema defensivo ao colocar um terceiro zagueiro – Réver – em campo. Mas o Santos conseguiu o empate, após Angelo ser derrubado na grande área por Alonso. Aos 42 minutos, Marcos Leonardo deslocou Everson, bateu no canto esquerdo e enfim se recuperou.

    Só que no ataque seguinte, Nacho, após lançamento longo, sofreu pênalti de Nathan, expulso por impedir a finalização. O argentino foi para a cobrança e bateu rasteiro, sem muita força. João Paulo até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol do argentino, que, assim, deu a vitória por 2 a 1 ao Galo na Vila Belmiro.

    Agenda

    O Atlético-MG voltará a jogar no domingo (9), às 18 horas, quando receberá o Ceará, no Mineirão, pela 31ª rodada do Brasileirão. No dia seguinte, o Santos terá pela frente o Juventude, às 20h, na Vila Belmiro.

    Tópicos