Avalanche deixa mortos e feridos no Himalaia
Uma operação de busca e resgate está em andamento com a assistência da Força Aérea Indiana e das forças estaduais e nacionais de resposta a desastres
Pelo menos quatro pessoas morreram e 28 continuam desaparecidas depois que uma avalanche atingiu um grupo de montanhistas no Himalaia indiano na terça-feira (4), de acordo com uma organização indiana de montanhismo.
Em um comunicado na terça, o Instituto Nehru de Montanhismo disse que uma equipe de 34 estagiários e 7 instrutores estavam treinando no Monte Draupadi ka Danda II, no estado de Uttarakhand, no norte, quando foram pegos em uma avalanche por volta das 8h45, horário local.
O grupo estava voltando do pico de 5.670 metros, disse o comunicado.
Uma operação de busca e resgate está em andamento com a assistência da Força Aérea Indiana e das forças estaduais e nacionais de resposta a desastres, acrescentou o comunicado.
“Profundamente angustiado pela perda de vidas preciosas devido a um deslizamento de terra que atingiu a expedição de montanhismo realizada pelo Instituto de Montanhismo Nehru em Uttarkashi”, postou o ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, no Twitter.
No ano passado, mais de 200 pessoas morreram depois que parte de uma geleira desabou em Uttarakhand, carregando uma mistura mortal de gelo, rocha e água que atravessou um desfiladeiro de montanha e colidiu com uma represa.