Lula e Bolsonaro buscam apoios, Putin assina anexação e mais de 5 de outubro
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) encontrarão governadores e senadores nesta quarta-feira (4)
As reuniões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) com governadores e senadores em busca de apoio no segundo turno, e a formalização da anexação de quatro territórios ucranianos por Vladimir Putin estão entre os destaques desta quarta-feira (5).
Em busca de apoios, Lula e Bolsonaro se encontram com governadores e senadores
O petista estará com lideranças políticas na parte da tarde, em São Paulo. Na terça (3), Lula afirmou que encontraria senadores do PSD e disse contar com o apoio do partido a nível nacional, o que não se concretizou, já que o partido adotou postura neutra a nível nacional.
Bolsonaro se encontrará com o candidato ao governo no Rio Grande do Sul, seu ex-ministro Onyx Lorenzoni, e o governador reeleito no Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no Palácio da Alvorada. A reunião está marcada para às 9h.
Simone Tebet deve apoiar Lula no segundo turno
O acordo pela liberação tem sido costurado nos últimos dias pelo presidente nacional do partido, Baleia Rossi (SP). Tebet afirmou que só se manifestaria após decisão do partido. Baleia e Tebet estão em São Paulo e já conversaram sobre o assunto.
Segundo fontes do MDB e da campanha, a definição está certa e as partes estão planejando os “últimos ajustes”. Ainda não ficou decidido como Tebet fará esse anúncio, se será um discurso, coletiva ou nota. A tendência é que ela fale.
Oito governadores eleitos se aliam a Bolsonaro, e quatro apoiam Lula
Três dos governadores eleitos ainda não se posicionaram sobre a eleição presidencial.
O atual presidente conquistou manifestações de apoio no Sudeste, enquanto o ex-presidente tem todos os seus aliados no Nordeste.
PSD mantém neutralidade e libera diretórios para apoio em disputa presidencial
Através de nota, Kassab disse que as lideranças, parlamentares e filiados estão liberados para definirem apoio aos dois candidatos. Os diretórios nacionais terão autonomia para definir quem irá apoiar na disputa.
No primeiro turno, o partido manteve neutralidade em nível nacional. Nos estados, os diretórios tiveram autonomia para selar alianças com Lula e Bolsonaro.
Putin assina aprovação final para anexação de quatro regiões ucranianas à Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, formalizou a anexação de quatro regiões ucranianas, nesta quarta-feira (5), apesar das grandes reviravoltas no campo de batalha nos últimos dias, diminuindo a quantidade de territórios que Moscou controla.
A Rússia intensificou sua guerra de sete meses com o impulso de anexação, uma mobilização militar e alertas de um possível recurso a armas nucleares para proteger todo o seu território.
Putin assinou agora uma lei que incorpora formalmente as quatro regiões, que representam cerca de 18% do território da Ucrânia, na Rússia, informou a agência de notícias estatal TASS.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, conversaram com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na manhã de terça-feira (4), por ligação telefônica, dias depois que o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que Moscou anexaria quatro territórios ucranianos.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
*Publicado por Léo Lopes