Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    PSDB libera filiados e diretórios para apoiarem Lula ou Bolsonaro no 2º turno

    O partido tem rusgas históricas com o PT e questões regionais impediram uma definição generalizada pró-Lula ou Bolsonaro

    Tainá FarfanTainá Falcãoda CNN em Brasília e São Paulo

    Os tucanos reuniram a executiva nacional do partido nesta terça-feira (4) e optaram, por maioria, pela liberação dos diretórios estaduais no segundo turno da eleição presidencial, que tem como concorrentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

    A reunião aconteceu, a maior parte, de forma remota, e confirmou a orientação pela neutralidade, adiantada do presidente do PSDB, Bruno Araújo, que comandou o encontro de Recife (PE). Ao todo, 37 membros da executiva participaram.

    No primeiro turno, o PSDB apoiou a candidatura de Simone Tebet (MDB) na corrida ao Palácio do Planalto.

    O partido tem rusgas históricas com o PT e questões regionais impediram uma definição generalizada pró-Lula ou Bolsonaro. Em alguns estados, contudo, já há a sinalização mais clara para onde a legenda deve seguir.

    Em São Paulo, por exemplo, o governador Rodrigo Garcia (PSDB), derrotado na disputa à reeleição, anunciou nesta terça um apoio “incondicional” à candidatura de Jair Bolsonaro.

    Tucanos históricos decidem apoiar Lula

    Por outro lado, quatro ex-presidentes tucanos decidiram declarar apoio à candidatura de Lula. Além do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que se manifestou ainda na segunda (3), o ex-prefeito de Belo Horizonte Pimenta da Veiga (PSDB-MG), e os ex-senadores Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) e José Aníbal (PSDB-SP) apoiarão o petista.

    Ao justificar o seu apoio, José Aníbal afirmou que trata-se de uma manifestação “pela democracia”. “Nos manifestamos em defesa da democracia, da diversidade cultural do nosso povo, do combate às desigualdades e contra o autoritarismo, a devastação ambiental, a intolerância e as permanentes ameaças às conquistas do povo brasileiro. Indicamos apoio ao candidato Lula”, disse o tucano.

    O senador José Serra (PSDB-SP), que foi o candidato a presidente do partido em duas eleições, também manifestou apoio a Lula.