Confira os principais nomes do PT eleitos para o Congresso
No Senado, quatro candidatos petistas foram eleitos; já na Câmara, foram 68 cadeiras ocupadas pelo partido, segundo estimativa feita pela CNN com base em dados do TSE
Na votação deste domingo (2), o Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu ampliar seu número de representantes no Congresso. O partido de Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu 72 nomes: quatro no Senado e 68 na Câmara dos Deputados, segundo estimativa da CNN com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral.
A legenda terá a segunda maior bancada em 2023, atrás do PL, de Jair Bolsonaro (PL).
Senado
No Senado, a legenda foi a quarta que mais elegeu nomes, saindo de cinco para nove cadeiras. Foram eleitos:
- Maria Teresa Leitão (PT) – PE
- Camilo Santana (PT) – CE
- Beto Faro (PT) – PA
- Wellington Dias (PT) – PI
No Pará, Beto Faro derrotou o candidato do PL, Mário Couto, e estará em seu quarto mandato de senador. Teresa Leitão, em Pernambuco, será a primeira senadora da história do estado.
Wellington Dias, no Piauí, e Camilo Santana, no Ceará, abandonaram seus mandatos de governador e foram eleitos para o Senado.
Outros aliados de Lula que vão ocupar cadeiras no Senado são: Otto Alencar (PSD) – BA, Flávio Dino (PSB) – MA, Omar Aziz (PSD) – AM e Renan Filho (MDB) – AL.
Por outro lado, alguns dos principais candidatos apoiados por Lula que perderam a disputa são: Dário (MDB), em Santa Catarina; Márcio França (PSB), em São Paulo; e Alexandre Silveira (PSD), em Minas Gerais.
Em Santa Catarina e em São Paulo, os candidatos de esquerda perderam para os candidatos do PL Jorge Seif e Marcos Pontes, respectivamente. Em Minas, o vencedor Cleitinho Azevedo, do PSC, é apoiador de Jair Bolsonaro.
Câmara dos Deputados
O PT tinha 56 cadeiras na Câmara, sendo a maior bancada. Agora, mesmo crescendo para 68, deve ficar com a segunda maior bancada – junto com PV e PCdoB, compondo a Federação Brasil da Esperança. O PL também deve ter o maior número de parlamentares na Câmara, com 99.
Alguns dos parlamentares eleitos que têm ligação com o ex-presidente Lula são: Helder Salomão (PT) – ES, Erika Kokay (PT) – DF, Maria do Rosário (PT) – RS, Jorge Solla (PT) – BA, Gleisi Hoffmann (PT) – PR e André Janones (Avante) – MG.
Janones decidiu concorrer à reeleição para deputado após desistir da candidatura à Presidência para declarar apoio a Lula, no início de agosto. Desde então, Janones, que foi filiado ao PT entre 2003 e 2012, passou a atuar de forma ativa na campanha do petista.
O candidato Deltan Dallagnol (Podemos), ex-procurador e chefe da força-tarefa da operação que investigou o petrolão, foi o deputado federal com mais votos no Paraná.
Ele teve mais de 340 mil votos, ficando à frente da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que ficou com o segundo lugar, com cerca de 257 mil votos.
Presidente e governadores
Jair Bolsonaro disputará o segundo turno com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A votação acontece no dia 30 de outubro.
Quatro governadores foram eleitos no primeiro turno com o apoio de Lula. São eles: Helder Barbalho (MDB) – PA, Fátima Bezerra (PT) – RN, Rafael Fonteles (PT) – PI, Elmano de Freitas (PT) – CE.