É falso que ministros do STF participarão de evento sobre “novo governo”
Circula no WhatsApp um vídeo em que a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) afirma que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) participarão de uma conferência em Nova Iorque sobre “a economia do Brasil com o novo governo”, em novembro de 2022
Circula no WhatsApp um vídeo em que a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) afirma que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) participarão de uma conferência em Nova Iorque sobre “a economia do Brasil com o novo governo”, em novembro de 2022. Segundo a parlamentar, a presença dos ministros no evento é um sinal de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não será reeleito. Ao compartilharem o conteúdo, usuários das redes sociais têm associado a situação a uma interferência do STF no resultado das eleições.
FALSO
A informação analisada pela Lupa é falsa. Os ministros citados pela deputada não vão a Nova Iorque em novembro para uma conferência que discutirá “a economia do Brasil no novo governo”. Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Carmen Lúcia, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski têm, na verdade, a participação confirmada em um painel com o tema “O Brasil, o respeito à liberdade e à democracia”, durante o Brazil Conference, que está marcado para os dias 14 e 15 de novembro em Nova Iorque.
Esse conteúdo já foi verificado pelo Aos Fatos e Estadão Verifica.
Esta é uma checagem da Agência Lupa. Neste fim de semana, a equipe do Comprova se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente desinformação sobre as eleições. O CheckBR parceria que reúne AFP, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.