Waack: O fato é que o centrão já ganhou
Já na noite de domingo teremos escolhidos os deputados federais (além dos estaduais) e os senadores. E não há espaço para surpresas. Vamos ter mais do mesmo
Se vai ter ou não segundo turno depois de domingo não sabemos, mas no domingo já saberemos com certeza quem vai mandar no Legislativo e, portanto, condicionar os atos de governo de quem quer que saia vencedor como candidato a presidente, em primeiro ou segundo turno.
E já na noite de domingo teremos escolhidos os deputados federais (além dos estaduais) e os senadores. E não há espaço para surpresas. Vamos ter mais do mesmo.
Ou seja, predomínio daquelas forças políticas que chamamos de centrão, que já estão se organizando para formar uma super bancada e eleger o próximo presidente da Câmara.
Essas conversas incluem também os caciques do centrão que, no papel, estão no meio do governo Bolsonaro.
E porque as coisas são assim? Tem a ver com nosso sistema eleitoral, e com o fato de que nosso sistema de voto proporcional garante a desproporção.
Em outras palavras, podemos debater até acabar a saliva quem venceu o debate, quem é favorito, quem leva ou não leva no primeiro turno, quem tem as melhores chances no segundo turno.
O fato é que o centrão já ganhou.