China vai flexibilizar piso de taxa de hipoteca para compradores de 1ª casa
Decisão é válida apenas para algumas cidades; decisão busca recuperar o mercado imobiliário e reavivar o motor da 2ª maior economia do mundo
Os governos locais chineses podem relaxar em fases o piso nas taxas de hipoteca para compradores de sua primeira casa em algumas cidades, disse o banco central nesta quinta-feira (29), em uma tentativa de recuperar seu mercado imobiliário e reavivar o motor da segunda maior economia do mundo.
As localidades poderão decidir se manterão, reduzirão ou eliminarão o piso das taxas de hipoteca para compradores da primeira casa até o fim de 2022, disse o Banco do Povo da China (PBOC) em comunicado em seu site.
Para cidades onde o preço de venda de novas habitações residenciais registrou declínios mensais e anuais entre junho e agosto de 2022, o limite inferior das taxas de hipoteca seria relaxado, disse o banco central.
“A introdução de tais políticas e medidas é propícia para apoiar os governos nas cidades a fazer pleno uso da caixa de ferramentas de políticas para promover o desenvolvimento estável e saudável do mercado imobiliário”, disse o banco central.
Em maio, a China baixou o piso das taxas de hipoteca para compradores de casa pela primeira vez.