Ucrânia alerta para resposta dura ao reconhecimento russo de votos “inúteis”
Vladimir Putin começará a anexar formalmente 15% do território ucraniano nesta sexta-feira (30), após referendos realizados pela Rússia na Ucrânia
O presidente Volodymyr Zelenskiy emitiu um novo alerta à Rússia sobre uma resposta “muito dura” da Ucrânia se Moscou anexar quatro regiões ucranianas após o que Kiev e o Ocidente dizem ter sido referendos falsos realizados pela Rússia sob a mira de armas.
Um comunicado divulgado pelo gabinete de Zelenskiy após uma ligação telefônica com o primeiro-ministro da Itália não se referiu a uma cerimônia na sexta-feira (30) na qual o presidente Vladimir Putin assinará documentos proclamando a anexação de quatro regiões ucranianas pela Rússia.
“Eles (os votos) são inúteis e não mudam a realidade. A integridade territorial da Ucrânia será restaurada. E nossa reação ao reconhecimento dos resultados pela Rússia será muito dura”, disse Zelenskiy.
Não ficou imediatamente claro se Zelenskiy falou com o primeiro-ministro Mario Draghi antes ou depois que o Kremlin anunciou a cerimônia de sexta-feira (30).
(Edição de Timothy Heritage, da Reuters)