Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Wall Street termina em forte queda com investidores preocupados com economia

    Mercado de ações teve um início de trimestre promissor, subindo em julho, mas os temores sobre a inflação, aumentos de juros, aumento dos rendimentos dos títulos e recessão voltaram com força total em agosto e setembro

    Placa sinaliza estação de metrô de Wall Street, em Nova York
    Placa sinaliza estação de metrô de Wall Street, em Nova York REUTERS/Brendan McDermid

    Do CNN Business

    O terceiro trimestre está prestes a terminar – e os investidores estão desejando boa sorte nos últimos nove meses. As ações caíram na quinta-feira, abrindo mão de grande parte dos grandes ganhos de quarta-feira. O Dow caiu quase 460 pontos, ou 1,5%.

    O Dow está agora de volta a um mercado de baixa, mais de 20% abaixo da alta histórica que estabeleceu em janeiro. O S&P 500, uma das medidas mais amplas da saúde da América Corporativa, caiu 2,1% nesta quinta-feira (29), atingindo uma nova baixa para o ano. O Dow e o S&P 500 estão mais uma vez perto de seus níveis mais baixos desde novembro de 2020.

    O Nasdaq Composite, carregado de tecnologia, afundou 2,8% nesta quinta-feira e despencou ainda mais do que o Dow e o S&P em 2022. As principais bolsas de valores do Reino Unido, Europa e Ásia também caíram acentuadamente este ano.

    O mercado de ações teve um início de trimestre promissor, subindo em julho. Mas os temores sobre a inflação, aumentos de juros, aumento dos rendimentos dos títulos e recessão voltaram com força total em agosto e setembro.

    Uma queda nas reivindicações semanais de seguro-desemprego assustou os investidores na quinta-feira. O mercado de trabalho permanece relativamente saudável, mesmo com a contração da economia em geral. Os traders estão apostando que a força do mercado de trabalho manterá a pressão sobre o Federal Reserve para continuar aumentando as taxas de juros agressivamente pelo resto deste ano e em 2023.

    O CNN Business Fear & Greed Index, que mede sete indicadores de sentimento do mercado, afundou ainda mais no território do Extreme Fear.

    Não são apenas as ações que caíram. É o mercado de urso para quase tudo. Houve poucos lugares para os investidores correrem e se esconderem este ano. Os rendimentos dos títulos aumentaram, o que significa que os preços caíram. Isso pesa nos retornos.

    Os títulos devem ser refúgios seguros em tempos de volatilidade de mercado e econômica. Mas dois fundos de títulos populares e amplamente mantidos, o Vanguard Total Bond Market Index Fund ETFe o iShares Core U.S. Aggregate Bond ETF, caíram quase 16% em 2022.

    Acha que o ouro é um bom lugar para enfrentar a tempestade? O preço do metal amarelo caiu 10% este ano. E esqueça as criptomoedas. Os preços do Bitcoin caíram de um penhasco, caindo quase 60% em 2022.

    Ainda assim, existem alguns vencedores mesmo neste ambiente de mercado brutal. Os preços do petróleo estão em alta no ano, em parte devido a preocupações de abastecimento na Europa resultantes da invasão da Ucrânia pela Rússia. A gigante de energia Chevron é a ação com melhor desempenho no Dow este ano, enquanto a Occidental Petroleum, apoiada por Warren Buffett, lidera o S&P 500.

    As ações de saúde, normalmente um setor defensivo que se sustenta melhor em tempos econômicos difíceis, também se saíram bem. A gigante farmacêutica Merck, a biotecnologia Amgen e a seguradora UnitedHealth estão em alta este ano e são as principais ações do Dow depois da Chevron.