Fatos Primeiro: Lula acerta sobre popularidade de seu governo
Aprovação da gestão do petista superou os 80% em 2010, seu último ano no poder
Em comício realizado no último domingo (25), no Rio de Janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o legado de seus oito anos à frente do governo federal dizendo que deixou a presidência com 87% de aprovação popular.
O que Lula disse
“Eu saí da presidência com 87% de aprovação.”
Pesquisas de opinião
Em dezembro de 2010, último mês do governo Lula, dois dos principais institutos de pesquisa da época, Datafolha e Ibope (atual Ipec), divulgaram pesquisas sobre a popularidade do então presidente.
Em levantamento do Ibope contratado pela Confederação Nacional da Indústrias divulgado em 16 de dezembro daquele ano, 87% dos entrevistados avaliaram a gestão de Lula como “boa ou ótima”. A amostragem de 2.002 foi de pessoas em 140 municípios. O resultado foi impulsionado pela popularidade do petista no Nordeste.
Quatro dias mais tarde, o Datafolha também fez uma pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 36535/2010.
Dos 4.037 entrevistados de 243 municípios, 83% avaliaram o governo como “ótimo ou bom”. A maior popularidade de Lula também foi registrada no Nordeste, com 88%, seguida por Norte e Centro-Oeste (87%). Além disso, 84% dos brasileiros consideraram que ele deixaria um país melhor do que aquele que assumiu.
Sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), foi eleita em 31 de outubro daquele ano com 56,05% dos votos. A ex-ministra nunca havia disputado uma eleição e a popularidade do líder de seu partido, registrada pelos institutos de pesquisa, foi importante para o resultado.