Resultados das pesquisas vão decidir estratégias da reta final, diz professor
Carlos Melo avaliou os resultados das pesquisas Atlas e Ipec sobre a eleição presidencial
Em entrevista à CNN, o cientista político e professor do Insper Carlos Melo avaliou os resultados da pesquisas Atlas e Ipec sobre a eleição presidencial.
Apesar dos resultados diversos, o professor apontou que a discrepância entre algumas pesquisas é questão de método. “Não tem um certo ou errado, o importante é você olhar para o agregado dessas pesquisas todas”, disse.
Melo comentou a importância do agregador da CNN em parceira Instituto Locomotiva: “Ele é muito interessante porque acaba dando uma média ponderada de todas essas pesquisas”.
O professor avaliou que o agregador mostra que o ex-presidente Lula está próximo a uma vitória no 1°turno e o presidente Bolsonaro, por várias pesquisas, está um tanto quanto estacionado. “Isso claro vai decidir as estratégias dessa semana”.
Segundo ele, o Lula vai mobilizar todos os seus apoios: artistas, como foi ontem, esportistas, como será hoje, para criar um clima de que é possível ganhar no 1° turno. “Se é que vai acontecer ou não, não dá para saber, mas a atmosfera será criada”
“Se o eleitor de Ciro Gomes, Simone Tebet, Soraya Thronicke, brancos e nulos migrarem para o ex-presidente Lula é possível que de sim vencer no 1° turno”, avaliou.
Melo apontou que para o presidente Bolsonaro é vital que ela impeça que isso aconteça. “Como? aumentando a rejeição ao ex-presidente Lula ou tentando atrair esses votos para si. Nesse momento parece difícil, mas temos alguns dias pela frente em eleição isso é uma eternidade”, disse.
* Sob supervisão de Elis Franco