BCE: estabilidade de sistema monetário e de pagamentos é objetivo do euro digital
Dirigente do Banco Central Europeu Fabio Panetta afirmou que papel da autoridade é "fornecer infraestruturas de última geração como base para os atores privados desenvolverem seus serviços inovadores"
O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Fabio Panetta defendeu nesta segunda-feira (26) a estabilidade para os sistemas monetário e de pagamentos, e disse que “salvaguardar esta âncora é o objetivo” do projeto de euro digital.
Em discurso evento do Bundesbank, o italiano afirmou que a autoridade deseja garantir que o dinheiro do banco central permaneça disponível para o público usar em todos os lugares da zona do euro para suas transações diárias – não apenas em sua forma física, mas também em formato digital.
“Nosso papel é fornecer infraestruturas de última geração como base para os atores privados desenvolverem seus serviços inovadores. Estas infraestruturas podem atuar como catalisadores da inovação dentro e fora da Europa”, afirmou Panetta.
“Estamos analisando se novas tecnologias para liquidação de transações de atacado podem nos ajudar a continuar desempenhando esse papel de forma eficaz”, apontou o dirigente.