Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda os riscos do fentanil arco-íris, droga em forma de pílulas coloridas

    Produto em cores vivas pode ser usado na forma de pílulas ou pó que contêm fentanil ilícito, um poderoso opioide sintético, que pode ser viciante e potencialmente mortal

    Jacqueline Howardda CNN

    Uma nova onda de preocupação se espalha sobre “fentanil arco-íris” multicoloridos. A droga, que pode se apresentar na forma de pílulas, pó e pequenos blocos que se parecem com doces ou giz de calçada, está sendo vendida e usada ​​em vários estados norte-americanos e potencialmente representando uma ameaça para jovens.

    Especialistas ponderam que os pais de crianças pequenas não devem entrar em pânico excessivo e que o surgimento desse novo produto é uma pequena parte da maior crise de opioides em andamento, principalmente nos Estados Unidos.

    O produto vem em cores vivas e pode ser usado na forma de pílulas ou pó que contêm fentanil ilícito, um poderoso opioide sintético, tornando a droga extremamente viciante e potencialmente mortal se alguém tiver uma overdose enquanto tenta se drogar.

    Este fentanil multicolorido pode atrair ou enganar jovens levando-os a pensar que é algo seguro, mas especialistas dizem que o fentanil ilícito está escondido no que parecem ser outros produtos há muito tempo, e fentanil é fentanil – ou seja, é tudo perigoso, arco-íris ou não.

    “Pílulas coloridas de fentanil existem há alguns anos. Normalmente, eram pílulas azuis rotuladas ‘M30’ para falsificar oxicodona, que é um opioide muito mais fraco”, disse Joseph Palamar, professor associado do Departamento de Saúde da População da NYU Langone Health, que estudou as tendências do fentanil ilícito, em um e-mail à CNN.

    “Acho que a grande diferença com a qual as pessoas estão preocupadas é com relação à ingestão acidental. As pessoas estão preocupadas que seus filhos tomem uma dessas pílulas pensando que são outra droga ou mesmo pensando que são algum tipo de doce”, disse Palamar. “Não acho que a cor das pílulas aumente muito o perigo para quem não usa fentanil, mas sempre existe a possibilidade de alguém que usa fentanil deixar suas pílulas ao alcance das crianças”.

    Ele acrescentou: “Precisamos ter em mente que essas pílulas custam dinheiro para que as pessoas não as joguem no chão para as crianças encontrarem. Não acho que as pessoas darão essas pílulas como doces de Halloween”.

    Onde se originou o aviso de fentanil colorido

    A Administração Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, em inglês) divulgou um aviso em agosto, alertando o público sobre essa “tendência emergente alarmante” de “fentanil colorido disponível nos Estados Unidos”.

    Na época, a agência disse que ela e seus parceiros de aplicação da lei apreenderam fentanil colorido e pílulas de fentanil em 18 estados. O fentanil continua sendo a ameaça de drogas mais mortal que o país enfrenta, de acordo com a DEA.

    Mas a DEA não especificou em seu anúncio se o fentanil arco-íris levou a overdoses ou mortes entre os jovens.

    “O fentanil arco-íris – pílulas e pó de fentanil que vêm em uma variedade de cores, formas e tamanhos brilhantes – é um esforço deliberado dos traficantes de drogas para aumentar o vício entre crianças e adultos jovens”, disse a administradora da DEA, Anne Milgram, no anúncio de agosto.

    Desde então, algumas faculdades e universidades estão alertando os alunos sobre a presença e os perigos do fentanil arco-íris, e o Departamento de Saúde Pública da Califórnia alertou os administradores das escolas no estado sobre o fentanil colorido ser “uma nova tendência”.

    No Hospital Infantil Colorado em Aurora, os médicos têm observado mais exposições ao fentanil entre crianças e adolescentes, disse o médico Sam Wang, toxicologista pediátrico do hospital, à CNN na sexta-feira. Embora ele e seus colegas estejam cientes dos avisos de fentanil arco-íris, ele não ouviu nenhum paciente ou pai mencionar isso.

    Afinal, o resultado final, disse ele, é que fentanil é fentanil, seja na forma de pílulas coloridas ou simplesmente em pó branco.

    “Ele está apenas saindo de uma forma diferente para ser potencialmente mais atraente, mais entre aspas ‘divertido’ de usar porque parece potencialmente divertido de tomar”, disse Wang, professor associado de pediatria do Campus Médico Anschutz da Universidade do Colorado.

    E quando os jovens usam drogas ilícitas, às vezes eles não sabem o que elas realmente contêm, ou quão perigosas essas substâncias podem ser.

    Quando se trata de fentanil arco-íris, “o fentanil em si será o mesmo problema que o fentanil farmacêutico falsificado. Não sabemos quanto há nele – pode variar. Não sabemos o tipo de fentanil”, disse Wang. “E assim, essas preocupações se transmitem, ainda, para este produto. Só que agora parece que tem um perigo potencial para crianças pequenas e, além disso, será mais atraente para as pessoas usarem e terão consequências disso”.

    Ascensão do fentanil

    Os Estados Unidos vêm enfrentando uma epidemia de overdose de opioides – e ondas de mortes por overdose de opioides – há décadas, começando com um aumento nas mortes por overdose de opioides prescritos no início dos anos 2000, seguido por um aumento nas mortes por overdose de heroína a partir de 2010 e, mais recentemente, um aumento nas mortes por overdose de opioides sintéticos que começou em 2013, alimentada pelo potente fentanil.

    O fentanil farmacêutico é um opioide sintético destinado a ajudar pacientes, como aqueles com câncer, a controlar a dor intensa. É 50 a 100 vezes mais potente que a morfina, e normalmente prescrito na forma de adesivos ou pastilhas para a pele. Mas os casos mais recentes de danos, overdose e morte relacionados ao fentanil nos Estados Unidos estão ligados ao fentanil fabricado ilegalmente, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

    Os dados mais recentes sugerem que as mortes anuais por overdose de drogas aumentaram 44% em relação a antes da pandemia de Covid-19. Houve cerca de 76 mil mortes relatadas no período de 12 meses encerrado em março de 2020. Os últimos dados provisórios do CDC mostram que mais de 109 mil pessoas nos Estados Unidos morreram de overdose de drogas no período de 12 meses encerrado em março de 2022.

    Os opioides sintéticos, incluindo o fentanil, estiveram envolvidos em mais de dois terços das mortes por overdose no ano terminando em março de 2022. As mortes envolvendo opioides sintéticos aumentaram impressionantes 80% nos últimos dois anos, mostram dados do CDC.

    O fentanil colorido vem recebendo atenção devido às cores brilhantes dos produtos, mas o fentanil ilícito que os produtos contêm representa uma continuação da epidemia de opioides em andamento. A única diferença entre o fentanil arco-íris e os produtos de fentanil do passado parece ser a coloração.

    “A razão pela qual é colorido é apenas para diferenciar os produtos. Se tivéssemos um mercado regulamentado, eles seriam diferenciados de maneiras distintas – não temos. Não tem nada a ver com marketing para crianças, ponto final”, disse Maya Doe Simkins, cofundadora da Opioid Safety and Naloxone Network e codiretora da Remedy Alliance, uma coleção de grupos de redução de danos que trabalham para tornar a naloxona mais acessível.

    Simkins comparou as diferentes cores do fentanil arco-íris à forma como as pessoas usavam corante alimentar na heroína no passado, e ela disse que as cores às vezes são usadas para diferenciar os lotes.

    “É apenas uma diferenciação entre seu produto, meu produto ou este lote e o próximo lote”, disse ela.

    Aumento das convulsões de fentanil

    O fentanil ilícito há muito se esconde nas drogas e sua presença parece estar aumentando.

    Um estudo, publicado na revista Drug and Alcohol Dependence em maio, indicou que o número de comprimidos e de pós contendo fentanil apreendidos pela polícia nos Estados Unidos aumentou entre 2018 e 2021.

    O peso das apreensões de fentanil em pó aumentou de 298,2 quilos em 2018 para 2.416 quilos em 2021, e o número de comprimidos apreendidos passou de 42.202 em 2018 para 2.089.186 em 2021, segundo o estudo, do qual Palamar foi o principal autor.

    “Descobrimos que não apenas as apreensões de fentanil aumentaram, mas a proporção de pílulas apreendidas em relação às apreensões gerais de fentanil aumentou. A proporção de apreensões de comprimidos aumentou de 14% no início de 2018 para 29% no final de 2021”, escreveu Palamar em e-mail para a CNN.

    “Não temos informações sobre o que essas pílulas apreendidas supostamente seriam, mas achamos que muitas estavam disfarçadas de oxicodona ou mesmo Xanax”, escreveu ele. “As apreensões dessas pílulas falsificadas estão aumentando rapidamente, sugerindo uma disponibilidade crescente, e a disponibilidade continuará aumentando”.

    Com esse aumento, as pílulas falsificadas ficaram mais difíceis de identificar, mas Palamar disse que as pessoas podem usar tiras de teste para detectar vestígios de fentanil ilícito se tiverem preocupações.

    “As pessoas podem comprar tiras de teste de fentanil por apenas um dólar. A maioria dessas tiras são destinadas a testes de urina, mas podem detectar a presença de fentanil se usadas corretamente”, escreveu Palamar.

    “Recomendo fortemente que qualquer pessoa que pretenda usar uma pílula comprada ilegalmente ou um pó ilegal como cocaína teste a droga antes de usar”, acrescentou. “Há também centenas de novos análogos de fentanil e outros opioides que podem ser muito perigosos que as tiras de teste não podem detectar. Eu me preocupo que as tiras de teste deem a algumas pessoas uma falsa sensação de segurança, mas elas são alguma coisa”.

    (Com informações de Nadia Kounang e Deidre McPhillips, da CNN)

    Tópicos