Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Presença de candidato à reeleição faz crescer embate judicial de campanhas, diz especialista

    Angela Cignachi indica que rápida difusão de informações em mídias sociais também contribui para o aumento de denúncias

    Da CNN

    A especialista em direito eleitoral Angela Cignachi afirmou, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (23), que a presença de um candidato à reeleição faz crescer o embate judicial entre as campanhas nas eleições.

    Levantamento da CNN com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, entre agosto e setembro, foram apresentadas 118 representações à Justiça por supostas irregularidades em campanhas.

    “Toda eleição presidencial nós temos esse embate entre candidatos de ambos os lados, principalmente os candidatos que estão à frente nas pesquisas. Isso se agrava quando nós temos um candidato à reeleição”, diz a especialista.

    Angela Cignachi pontua que em 2018 o embate judicial observado não foi intenso porque não havia candidato à reeleição disputando o pleito. Ela relembra que em 2014, quando Dilma Rousseff (PT) pleiteava permanecer no cargo, o cenário foi semelhante ao de 2022.

    A especialista, por fim, indica que a judicialização vigente em 2022 tem como um de seus motores a velocidade da difusão de informações em mídias sociais.

    “A divulgação de informações seja dentro de propagandas eleitorais oficiais, mas também através de outros meios, principalmente redes sociais, youtube e outros canais, nós temos um volume de informação que transita muito maior. E aí obviamente que o número de representações também aumenta”, completa.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontece neste sábado (24).

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos