Candidatos aos governos de Pernambuco e Ceará são os que mais gastam com anúncios do Google
Em meio a disputas acirradas, candidatos nordestinos superam investimentos de postulantes em estados mais ricos
As eleições de 2022 mantêm uma tendência iniciada em 2018, e parte dos investimentos das campanhas é voltada aos meios digitais. Entre as disputas estaduais, os candidatos aos governos de Pernambuco e de Ceará são os que mais gastam com anúncios do Google entre todas as unidades federativas.
Levantamento da CNN analisou os gastos de candidatos a governos estaduais com propaganda veiculadas via Google Ads até o dia 20 de setembro. Os valores são divulgados pelo mecanismo de transparência da plataforma.
O estado de Pernambuco teve ao todo cinco candidatos que já direcionaram mais de R$ 100 mil a anúncios na plataforma. Somados, os valores investidos pelos postulantes ultrapassam R$ 2 milhões.
O Ceará, por sua vez, conta com três candidatos que ultrapassam R$ 100 mil. Os valores somados resultam em R$ 1,5 milhão.
São Paulo e Rio de Janeiro, estados mais ricos do país, aparecem na sequência. O primeiro tem quatro candidatos que ultrapassaram R$ 100 mil, em uma despesa total de R$ 1 milhão; o segundo, três, com R$ 837 mil.
A CNN mostra a situação detalhada dos estados que lideram em gastos e outros destaques do ranking divulgado pelo mecanismo de transparência do Google Ads.
Pernambuco e Ceará à frente
Segundo o agregador de pesquisas CNN/Locomotiva, a candidata que lidera as intenções de voto em Pernambuco é Marília Arraes (Solidariedade), com 33%. Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (União Brasil) empatam em segundo lugar, com 11%.
Os cinco candidatos investiram, juntos, mais de R$ 2 milhões em publicidade no Google. Anderson Ferreira e Raquel Lyra, que direcionaram R$ 638 mil e R$ 699 mil, respectivamente, foram os que mais gastaram
Outro ponto que os une é o tempo de televisão e rádio enxuto: ambos tem apenas 49 segundos — o menor entre os cinco que mais gastam.
Danilo Cabral é o que menos investiu, com R$ 197 mil. Por outro lado, o candidato do PSB possui o maior tempo de TV e rádio: 4 minutos e 22 segundos. Miguel Coelho aplicou R$ 318 mil e tem 2 minutos e 13 segundos no horário eleitoral gratuito.
Marília Arraes, candidata que lidera, investiu R$ 227 mil e tem 1 minuto e 9 segundos de TV e rádio.
Gastos dos candidatos ao governo de Pernambuco:
- Anderson Ferreira – R$ 638 mil
- Raquel Lyra – R$ 699 mil
- Miguel Coelho – R$ 318 mil
- Marília Arraes – R$ 227 mil
- Danilo Cabral – R$ 197 mil
- Total: R$ 2,079 milhões
O Ceará tem três candidatos ao governo que chegam aos seis dígitos em gastos: Roberto Cláudio (PDT), Elmano de Freitas (PT) e Capitão Wagner (União Brasil).
Na corrida eleitoral, segundo a pesquisa TV Verdes Mares/Ipec divulgada nesta quinta-feira (22), Elmano está na frente, com 30%; seguido por Capitão Wagner, que tem 29%; e Cláudio, com 22%. O levantamento ouviu 1.200 pessoas em entrevistas presenciais entre 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Roberto Cláudio é o candidato a governo estadual que mais gastou, se considerado todo o território nacional: R$ 793 mil. Em busca de uma vaga no segundo turno, ele ainda possui 2 minutos e 32 segundos de tempo de TV e rádio.
Elmano de Freitas também ultrapassou meio milhão em gastos (R$ 569 mil). Além disso, ele conta com 3 minutos e 37 segundos do horário eleitoral.
As despesas do Capitão Wagner são inferiores às dos concorrentes: R$ 193 mil. Por outro lado, ele é o que mais tem tempo de TV e rádio, com 3 minutos e 50 segundos.
Gastos dos candidatos ao governo do Ceará:
- Roberto Cláudio – R$ 793 mil
- Elmano de Freitas – R$ 569 mil
- Capitão Wagner – R$ 193 mil
- Total: R$ 1,555 milhão
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Os candidatos ao governo de São Paulo — estado mais rico do país — aparecem na sequência do ranking. Os quatro que ultrapassaram R$ 100 mil são: Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Fernando Haddad (PT), e Elvis Cezar (PDT).
Gastos dos candidatos ao governo de São Paulo:
- Rodrigo Garcia – R$ 480 mil
- Tarcísio de Freitas – R$ 199 mil
- Fernando Haddad – R$ 197 mil
- Elvis Cezar – R$ 195 mil
- Total – R$ 1,071 milhão
De acordo com o agregador de pesquisas CNN/Locomotiva, Haddad lidera as intenções de voto, com 34%; na sequência aparecem Tarcísio (22%) e Garcia (18%).
Candidato à reeleição, Rodrigo Garcia tem a maior coligação entre os candidatos e lidera com larga vantagem os gastos com publicidade do Google. Atrás dos candidatos de Lula e Bolsonaro nas pesquisas, o governador investe em anúncios para se apresentar aos paulistas e tentar chegar ao segundo turno.
Segundo estado mais rico do país, o Rio de Janeiro é o quarto estado que concentra mais gastos. Os candidatos que alcançam a centena de milhar são: Marcelo Freixo (PSB), Cláudio Castro (PL) e Rodrigo Neves (PDT).
Gastos dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro:
- Marcelo Freixo – R$ 301 mil
- Claudio Castro – R$ 297 mil
- Rodrigo Neves – R$ 239 mil
- Total – R$ 837 mil
Segundo o agregador de pesquisas CNN/Locomotiva, Castro lidera as intenções de voto, com 37%; Freixo tem 27%, e Neves, 6%.
O governador e candidato à reeleição é o dono da maior coligação e lidera o tempo de TV. Freixo, que está, por pouco, à frente nos gastos com o Google, volta recursos ao terreno digital a fim de se viabilizar e encurtar a distância Castro.
Os investimentos em outros estados
Há ainda estados em que um único candidato ultrapassa os R$ 100 mil e se destaca em relação aos demais. São os casos de Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais; Jorginho Mello (PL), em Santa Catarina; e Eduardo Riedel (MDB), em Mato Grosso do Sul.
Dentre os quatro, o único que não lidera as intenções de voto em seu estado é Eduardo Riedel. É o que indica pesquisa TV Morena/Ipec divulgada no último dia 15.
Segundo o levantamento, André Puccinelli (MDB) está à frente, com 25%. Na sequência aparecem Marquinhos Trad (PSD, 17%), Rose Modesto (União Brasil, 14%) e Eduardo Riedel (PSDB, 12%). A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No Paraná, a disputa se destaca pela polarização entre dois candidatos — ao menos no quesito despesas com o Google. São eles: Ratinho Júnior (PSD) e Roberto Requião (PT).
De acordo com pesquisa RPC/Ipec divulgada no último dia 16, Ratinho tem 55% das intenções de voto, enquanto Requião, 28%. Já na plataforma, o atual governador soma R$ 173 mil de investimentos contra R$ 158 mil do petista.
Apenas o 18º colégio eleitoral do país, Alagoas também tem dois candidatos que direcionaram valores superiores a R$ 100 mil: Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil).
O cenário eleitoral mostra três candidatos disputando vagas para o segundo turno. De acordo com a pesquisa TV Gazeta/Ipec divulgada na última segunda-feira (19), Dantas lidera com 30%, enquanto Rodrigo empata com o senador Fernando Collor (PTB), em 20%.
Paulo Cunha investiu R$ 117 mil, e Rodrigo, R$ 109 mil.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos — Todas as mulheres que se candidataram à Presidência da República
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