Com medo da polarização, eleitores podem optar por abstenção, diz especialista
Segundo o cientista político Creomar de Souza, esse é um movimento que afeta principalmente a votação da população de baixa renda
O cientista político Creomar de Souza apontou, em entrevista ao Visão CNN nesta segunda-feira (19), que o alto número de brasileiros com medo de se posicionar politicamente devido à polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) pode fazer com que os eleitores optem por se abster do pleito de 2022.
Para o especialista, dois movimentos podem influenciar o que se espera do resultado das eleições presidenciais.
“Existem dois elementos que são muito importantes. O primeiro deles é que essa é uma eleição que, diferentemente de todas aa eleições desde 1989, um número alto de eleitores está com medo de falar de política, de falar de eleição e isso pode ter um impacto direto no não comparecimento, que é sempre uma tendência muito forte em eleições no Brasil”, inicia o cientista político.
Em sua análise, esse é um movimento que afeta principalmente a população de baixa renda. “Nós temos casos e incidência de violência e de outros tipos de agressão e humilhação moral, por exemplo. Isso está deixando as pessoas assustadas”, acrescenta.
Segundo Creomar de Souza, um outro elemento pode fazer com que a eleição seja resolvida em primeiro turno.
“Esta é a eleição que em termos de métrica nós temos o menor número de indecisos desde a redemocratização. Os números estão variando em uma casa de 4% a 6%, mas não tem nenhum instituto que diz que 10% das pessoas são indecisas. Creio que esses dois elementos vão estar muito ancorados a uma lógica de comparecimento e de decisão”, finaliza.
Confira a íntegra da entrevista:
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.