Príncipes William e Harry lideram vigília dos netos ao lado do caixão da rainha
Eles se juntaram aos primos, filhos da princesa Anne, do príncipe Andrew e do príncipe Edward e permaneceram por 15 minutos
O príncipe William, o príncipe Harry e os outros netos da rainha Elizabeth II fizeram uma vigília para ela neste sábado (17), enquanto a família real se prepara para se despedir da falecida monarca em seu funeral.
Os irmãos ficaram vigiando por 15 minutos sobre o caixão da rainha no Westminster Hall, onde o corpo está exposto ao público desde quarta-feira (14).
A eles se juntaram os filhos da princesa Anne, Zara Tindall e Peter Phillips, as filhas do príncipe Andrew, as princesas Beatrice e Eugenie, e Lady Louise e o visconde Severn, que são filhos do príncipe Edward.
O conde e a condessa de Wessex estavam presentes para apoiar seus filhos, já que Louise e James são comparativamente mais jovens que seus primos, disse uma fonte real à CNN.
Harry usava uniforme militar durante a aparição a pedido do rei Charles III, disse uma fonte real à CNN. Como um membro não trabalhador da família real, ele apareceu em outros eventos em um terno matinal.
A vigília dos netos seguiu uma aparição semelhante de Charles e seus irmãos na sexta-feira. Acontece dois dias antes do funeral de Estado da rainha na segunda-feira. O monarca morreu em 8 de setembro após um reinado de 70 anos, provocando um longo período de luto e várias comemorações em todo o país.
William e Harry deixaram de lado as tensões de longa data para fazer aparições conjuntas em alguns eventos. Uma caminhada dos irmãos e suas esposas Catherine, Princesa de Gales e Meghan, Duquesa de Sussex, em Windsor no último fim de semana foi uma surpresa e não foi anunciada com antecedência. William convidou os Sussex para ver os memoriais deixados para a rainha e cumprimentar os simpatizantes, disse uma fonte à CNN.
A princesa Beatrice e a princesa Eugenie emitiram uma declaração conjunta no sábado agradecendo sua “querida vovó” e “amada rainha” e expressando sua tristeza por sua morte.
“Nós, como muitos, pensamos que você ficaria aqui para sempre. E todos sentimos muito a sua falta”, disseram as filhas do príncipe Andrew em um comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham.
“Você foi nossa matriarca, nossa guia, nossa mão amorosa em nossas costas nos guiando por este mundo. Você nos ensinou tanto e vamos guardar essas lições e memórias para sempre. Por enquanto, querida vovó, tudo o que queremos dizer é obrigado, “Eugenie e Beatrice disseram. “O mundo está de luto por você e os tributos realmente fariam você sorrir. Eles são muito verdadeiros sobre o líder notável que você é”, acrescentaram as irmãs.
“Estamos tão felizes que você está de volta com o vovô. Adeus querida vovó, foi a honra de nossas vidas ter sido suas netas e estamos muito orgulhosos de você”, dizia o comunicado.
Charles e William cumprimentam súditos
No início do sábado, o rei Charles e o príncipe William cumprimentaram a multidão que esperava para ver a rainha em Londres.
A realeza foi vista apertando a mão de simpatizantes perto de Lambeth Bridge. O príncipe William parecia estar de bom humor enquanto falava com a multidão e perguntava a várias pessoas há quanto tempo esperavam.
Alguns súditos gritaram “hip hip hooray” e “Deus salve o rei” quando Charles passou.
Uma mulher ergueu um brinquedo Paddington Bear para Charles; o urso fictício tornou-se associado à rainha desde que ela apareceu em um esboço ao lado do personagem durante as celebrações do Jubileu de Platina.
As pessoas estão na fila há horas para ver o caixão da rainha Elizabeth II desde que ela começou a ficar em Westminster Hall na quarta-feira.
A linha estava se aproximando da capacidade total neste sábado, disse o governo. Na hora do almoço, o rastreador de filas do governo disse que o tempo de espera atual era de 14 horas.
Charles III também visitou a sede da Polícia Metropolitana no bairro de Lambeth, em Londres, para agradecer à polícia e aos funcionários dos serviços de emergência envolvidos no planejamento e implementação de eventos desde a morte da falecida rainha.
O funeral da rainha na segunda-feira será o “maior evento de policiamento individual” que a polícia metropolitana de Londres já realizou, disse o vice-comissário assistente Stuart Cundy durante uma entrevista coletiva na sexta-feira.
No domingo (18), o rei Charles fará uma recepção no Palácio de Buckingham para “chefes de Estado e convidados oficiais do exterior” antes do funeral de estado da falecida rainha.
O duque e a duquesa de Sussex, príncipe Harry e Meghan, receberam um convite para essa recepção por engano, disse uma fonte com conhecimento do que aconteceu à CNN.
Como uma ocasião oficial do estado, o palácio disse que o rei seria acompanhado apenas por membros da família real que trabalhavam. A fonte disse à CNN que eles “imaginaram” que havia ocorrido um erro de administração. O casal não foi “desconvidado” da recepção, como alguns meios de comunicação relataram.
Um porta-voz dos Sussex não comentou.