Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF prende haitiano que falsificava vistos para estrangeiros

    Agência de turismo intermediava a emissão dos documentos que custavam cerca de R$ 1.500

    Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão contra haitiano nesta sexta-feira (16).
    Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão contra haitiano nesta sexta-feira (16). Reprodução/Polícia Federal

    Vianey Bentesda CNN Brasília

    A Polícia Federal (PF) prendeu um haitiano nesta sexta-feira (16) e cumpriu também dois mandados de busca e apreensão na cidade de Candeias, na Bahia. O preso vai permanecer no estado à disposição da Justiça.

    A operação, chamada de Traitê, combate a emissão de vistos falsos para estrangeiros, que começou a ser investigada pela Delegacia de Polícia Fazendária, no Rio Grande do Sul.

    De acordo com a PF, a investigação durou cerca de seis meses e culminou na prisão de um haitiano, que emitia vistos falsos para estrangeiros, que pretendiam se regularizar no Brasil. A PF diz que foram emitidos cerca de 98 vistos falsos e que custavam em média R$ 1.500 cada.

     

    Os acordos para se obter o visto ocorriam inicialmente através de uma agência de turismo anunciada nas redes sociais. Logo depois, os procedimentos finais eram feitos por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.

    Entre as vítimas do golpe estão haitianos residentes em várias cidades brasileiras, inclusive em Porto Alegre, onde aconteceu a denúncia e resultou no inquérito policial. Os envolvidos no caso vão responder pelos crimes de falsificação de documento público e estelionato.

    Traitê, que dá nome à operação, significa “traidor” em haitiano.