Devolver papel antigo ao BNDES não ajudaria dinâmica dos juros, diz Sergio Vale
Possibilidade foi citada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista à CNN na última segunda-feira
Uma eventual retomada do papel do BNDES de banco de investimento de grandes empresas, as “campeãs nacionais”, poderia prejudicar a dinâmica dos juros no país, segundo o especialista CNN em economia Sérgio Vale.
Essa possibilidade foi citada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista à CNN na última segunda-feira.
Na época em que o BNDES tinha um papel importante de investimento de ‘campeões nacionais’, a instituição recebia recursos do Tesouro Nacional, o que acabou não gerando a taxa de investimento que era esperada, explica Vale.
“No final, o que tivemos é um aumento da dívida bruta, e estudos mostram que, no passado, por conta dos pesados subsídios que forçavam as taxas de juros para baixo, a taxa básica tinha que ser mais elevada”, diz.
O especialista ressalta que o próximo governo deveria focar em poucas reformas no ano que vem, “especialmente a tributária, e deixar o BNDES como está agora, voltar ao que era o passado vai trazer insegurança para o mercado e não vai ajudar na própria dinâmica na taxa de juros”.
Veja entrevista completa no vídeo.
*Publicado por Ligia Tuon