TSE multa Lula em R$ 10 mil por pedido de votos fora do período eleitoral
Durante evento no Piauí, o petista pediu que os presentes votassem nele, em Wellington Dias e em Rafael Fonteles
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em R$ 10 mil por um ato ocorrido antes do período da campanha em que o petista pediu votos para ele e para aliados.
Em evento no Piauí, Lula pediu aos presentes que votassem nele, no candidato ao Senado Wellington Dias e no candidato ao governo do Piauí Rafael Fonteles.
A relatora da ação é a ministra Maria Claudia Bucchianeri, que, no mês passado, já havia dado uma decisão suspendendo a divulgação de gravações dos trechos específicos do ato em que o petista fez o pedido dos votos.
A decisão de multar Lula se deu por unanimidade. A única divergência foi apresentada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que votou no sentido de que, como o período eleitoral já se iniciou, a suspensão fosse derrubada (mas mantendo-se a multa).
Os demais ministros, porém, concordaram com a ministra relatora e mantiveram a proibição de divulgação do material, mesmo com o início da campanha eleitoral.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.