Emmy 2022: Ted Lasso, Succession e The White Lotus são os grandes vencedores
Drama sobre uma dinastia midiática, em "Succession", e a comédia envolvendo um pequeno time da Premier League, em "Ted Lasso", levaram os principais troféus da televisão nesta segunda (12)
O drama sobre uma dinastia midiática em “Succession” e a comédia envolvendo um pequeno time da Premier League, em “Ted Lasso”, levaram os principais troféus do Emmy nesta segunda-feira (12).
Outros destaques da noite ficaram para a série “The White Lotus”, que acumulou mais prêmios ao longo da noite, e um ator de “Round 6”, que conquistou um grande prêmio de atuação honrando o grande momento da cultura sul-coreana.
“Succession” foi eleita a “melhor série de drama”, um prêmio que o programa da HBO ganhou em 2020, antes que a pandemia de Covid-19 interrompesse seu cronograma de produção. O show, que garantiu quatro troféus no total, conta a história da rica e traiçoeira família Roy e como seus membros disputam o poder.
A série da Apple TV+, “Ted Lasso”, também voltou a vencer, conquistando o prêmio de “melhor série de comédia” pelo segundo ano consecutivo por sua história de um treinador de futebol americano liderando um time de futebol britânico.
Suas estrelas, Jason Sudeikis e Brett Goldstein, foram vencedores pela segunda vez de “melhor ator de comédia” e “melhor ator coadjuvante”.
Da mesma forma, o prêmio consagrou a estrela de “Euphoria”, Zendaya, como “melhor atriz de drama” e Jean Smart, de “Hacks”, como “melhor atriz de comédia”. Foi a segunda vitória para cada uma dessas atrizes nessas categorias.
Um recém-chegado foi Lee Jung-jae, que foi nomeado “melhor ator de drama” por seu papel no thriller sul-coreano “Round 6”. A história distópica sobre competidores sem dinheiro arriscando suas vidas por riqueza se tornou uma sensação global após seu lançamento na Netflix há um ano.
O ator agradeceu à equipe por trás de “Round 6” por “fazer com que problemas realistas que todos temos que enfrentar ganhem vida de forma tão criativa na tela”.
O programa mais premiado da noite foi “The White Lotus”, da HBO. O show ganhou 10 prêmios, incluindo “melhor série limitada” e troféus de atuação para Jennifer Coolidge e Murray Bartlett. Essas vitórias ajudaram a HBO e o serviço de streaming HBO Max a liderar em comparação a todas outras plataformas de streaming, com 38 prêmios no total.
O apresentador da premiação e estrela do “Saturday Night Live”, Kenan Thompson, manteve um tom comemorativo durante todo o show, dizendo que era hora de apreciar um dos passatempos favoritos do mundo.
“O que faríamos sem televisão, ler livros?”, brincou, antes de juntar números de dança a temas de aberturas de séries, que vão desde o clássico “Friends” até o atual sucesso de ficção científica “Stranger Things”.
Os vencedores em grande parte evitaram a política ou os eventos mundiais. Uma exceção foi o criador de “Succession”, Jesse Armstrong, que brincou dizendo que era uma grande semana para “sucessões”, referindo-se ao rei Charles III assumindo o trono britânico após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II.
“Não estou dizendo que somos mais legítimos em nossa posição do que ele. Vamos deixar isso para outras pessoas”, disse Armstrong.
O ator britânico de “Ted Lasso”, Goldstein, que interpreta a lenda do futebol desbocado, mas de coração mole, Roy Kent, disse que tentaria não xingar depois que seus comentários com palavrões foram interrompidos no Reino Unido quando ele venceu no ano passado, impedindo sua família de ouvi-los.
Então ele acrescentou: “Mãe, pai… eu te amo pra caralho.”
A cantora Lizzo ganhou um prêmio Emmy pela série de competição por “Watch Out for the Big Grrrls”. A cantora disse que, desde pequena, sempre quis que a televisão apresentasse “alguém gorda como eu, negra como eu, bonita como eu”.
“Vou voltar e dizer uma coisa a Lizzo… você vai ser essa pessoa”, disse ela.
Entre outros vencedores, Michael Keaton foi nomeado ator principal em séries limitadas por interpretar um médico de cidade pequena que se torna viciado em analgésicos em “Dopesick”.