Bolsonaro é primeiro presidente a faltar a posse de chefe do STF desde 1993
Posse da ministra Rosa Weber na presidência do Supremo Tribunal Federal aconteceu nesta segunda-feira (12)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu à cerimônia de posse da ministra Rosa Weber na presidência do Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (12). É a primeira vez que um presidente da República falta à posse de um presidente do STF desde 1993.
O último presidente a não estar presente na solenidade que marca a chegada de um ministro à presidência do tribunal foi Itamar Franco, em 1993. Naquele ano, Itamar foi representado por seu ministro da Justiça, o senador Maurício Corrêa, que anos depois se tornou ministro do STF.
Desde então, nesses quase 30 anos, todos os presidentes da República participaram da cerimônia de posse de presidentes do STF. Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) estiveram presentes nas posses durante seus mandatos.
O presidente Jair Bolsonaro esteve presente apenas na posse de Luiz Fux, que assumiu a presidência do tribunal em 2020 e a deixou nesta segunda-feira. Durante a cerimônia que marcou a posse de Rosa Weber no comando do STF, Bolsonaro estava em São Paulo, para onde viajou no início da tarde.
A agenda do presidente não indicava nenhum compromisso de Bolsonaro durante o horário em que foi realizada a solenidade no STF. A campanha do presidente informou, no entanto, que ele participaria de um podcast no início da noite na capital paulista.
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), havia confirmado presença na solenidade ao cerimonial do STF para representar Bolsonaro. O general, que busca uma vaga no Senado Federal pelo Rio Grande do Sul, onde nasceu Rosa Weber, chegou de viagem do estado antes do início da cerimônia, mas não compareceu.
Apesar da ausência de Bolsonaro e Mourão, o governo foi representado no evento pelos ministros Ciro Nogueira, da Casa Civil, Fábio Faria, das Comunicações, Anderson Torres, da Justiça e Segurança Publica, Paulo Guedes, da Economia, Adolfo Sachsida, de Minas e Energia, e Bruno Bianco, da Advocacia-Geral da União.
Durante os oito anos de seu governo, FHC esteve presente na cerimônia de posse de Sepúlveda Pertence, Celso de Mello, Carlos Velloso e Marco Aurélio Mello. Em seus dois mandatos, Lula compareceu à posse de Maurício Corrêa, Nelson Jobim, Ellen Gracie, Gilmar Mendes e Cezar Peluso.
Dilma Rousseff marcou presença na cerimônia de posse de Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski. Já Michel Temer acompanhou a posse de Cármen Lúcia e Dias Toffoli na presidência do STF.