Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caixão da rainha segue neste domingo para Palácio de Holyroodhouse, conheça

    Algumas das figuras históricas mais emblemáticas da Escócia já viveram no palácio, como a rainha Mary

    Anna Gabriela Costada CNN , em São Paulo

    O caixão da rainha Elizabeth II será transportado para a residência oficial da família real na Escóciao Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, neste domingo (11), em uma viagem terrestre de seis horas.

    Este percurso será a primeira oportunidade de a população escocesa prestar suas condolências e homenagens à rainha Elizabeth, que morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos.

    Na segunda-feira, o caixão será encaminhado à Catedral de St Giles para um serviço com a presença do rei e da rainha consorte e uma congregação composta “de todas as áreas da sociedade escocesa”, disse o alto funcionário do palácio.

    Após o serviço, o caixão descansará por 24 horas para permitir que o público escocês preste suas homenagens. Charles e membros da família real participarão da guarda – ou vigília – na noite de segunda-feira (12).

    Palácio de Holyroodhouse

    O Palácio de Holyroodhouse fica no final da Milha Real  (Royal Mile) de Edimburgo. Algumas das figuras históricas mais emblemáticas da Escócia já viveram no palácio, como a rainha Mary. Atualmente, ele era utilizado pela rainha Elizabeth II para a realização de compromissos oficiais na Escócia.

    Fundado inicialmente como um mosteiro, por David I da Escócia, em 1128, o local serviu como principal residência dos reis e das rainhas da Escócia desde o século XV.

    Todos os anos, a rainha costumava passar uma semana em Holyroodhouse celebrando a cultura escocesa, incluindo milhares de hóspedes no palácio durante esta ‘Semana de Holyrood’.

    Durante o ano, o espaço é aberto para visitação do público, que pode conhecer os Apartamentos de Estado que são usados pelos membros da Família Real para cerimónias e eventos oficiais.

    “Como o lar da história real escocesa, esses quartos espetaculares foram palco de muitas ocasiões importantes. É possível conhecer a Grande Galeria, onde Bonnie Prince Charlie festejou, e a notável Sala do Trono, onde George IV usou vestimenta de Highland em uma recepção real! Com tanta história e esplendor da realeza, é possível passar direto por alguns tesouros incríveis”, informa o site oficial do Palácio.

    É no Palácio de Holyrood que a rainha do Reino Unido encontra e nomeia o primeiro ministro da Escócia. Durante a presidência britânica da União Europeia uma das reuniões do Conselho Europeu ocorreu lá.

    Tópicos