Incêndio em casa de repouso deixa 6 mortos na Zona Leste de SP, dizem Bombeiros
Duas pessoas foram socorridas e encaminhadas ao pronto Socorro; chamas foram extintas
Um incêndio ocorrido na madrugada deste sábado (10) em uma casa de repouso no bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, deixou ao menos seis mortos. A ocorrência foi informada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo por volta das 7h.
Ao todo foram encontradas oito vítimas no local, segundo a corporação. Faleceram cinco idosos e uma cuidadora. Duas mulheres foram resgatadas e encaminhadas ao Pronto Socorro de Sapopemba, também em São Paulo. Uma delas segue em “estado gravíssimo”.
O Corpo de Bombeiros informa que os idosos não perceberam a propagação das chamas possivelmente porque estavam dormindo. Quando a corporação chegou ao local, o fogo já estava extinto.
Os bombeiros foram acionados por uma cuidadora, durante a troca de turnos. O capitão ainda disse que os extintores estavam sem lacre, o que configura a tentativa de apagar o fogo.
A residência tem quatro cômodos — dois quartos, uma sala e uma cozinha. Segundo o capitão que atendeu o ocorrido, o local não tinha alvará para funcionar como casa de repouso. A configuração do imóvel era de uma residência normal. Os proprietários prestaram depoimentos no 49º distrito policial.
Na segunda-feira (12), a Prefeitura de São Paulo informou que o estabelecimento foi interditado “em virtude do risco existente na continuidade do uso do imóvel nas atuais condições, importando grave ameaça à integridade física de seus ocupantes, de seus vizinhos ou dos transeuntes”.