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    Chá, cereal, ketchup, molho de pimenta e gin: veja a lista de compras da rainha

    Ao todo, 744 empresas fornecem produtos e serviços para a família real britânica e ostentam o selo de “Royal Warrant of Appointment” – algo como selo real de indicação, em português

    Fernando Nakagawada CNN , em São Paulo

    Chá Twinings, cereal Kellogg’s, ketchup Heinz, molho de pimenta Tabasco e gin Tanqueray. Parece até uma lista compras para a próxima ida ao supermercado, mas essa é uma amostra de como a casa real britânica abastecia a despensa dos palácios para rainha Elizabeth II.

    Todas essas marcas receberam o selo de fornecedores oficiais para a monarca e exibem, orgulhosas, a marca de confiança da casa real britânica.

    Ao todo, 744 empresas fornecem produtos e serviços para a família real britânica e ostentam o selo de “Royal Warrant of Appointment” – algo como selo real de indicação, em português.

    É uma tradição que começou no século XV entre as empresas que vendem para a realeza. Para Elizabeth II, 620 fornecedores iam desde empresas de jardinagem a fabricantes de medalhas e insígnias.

    Eram 18 categorias diferentes, como antiquários e arte, construção e manutenção de edifícios ou joalheiros e fabricantes de relógios. Muitos deles são pequenos e tradicionais negócios especializados – e caros – que trabalham há gerações para a família real.

    Os armários e as geladeiras da família real, porém, não vivem só de pequenos negócios.

    Entre as empresas com o selo real, há muitas marcas conhecidas e que lotam os corredores dos supermercados. É aí que a realeza e os súditos se encontram.

    Entre as 100 empresas que forneciam alimentos e bebidas para a rainha, estão nomes conhecidos dos britânicos.

    Para o café da manhã, a casa real comprava, por exemplo, cereais da marca Kellogg’s – dona do Sucrilhos no Brasil – e suco Britvic – que produz Maguary por aqui – e geleias Wilkin & Sons – que tem a marca Tiptree.

    Para o almoço, a mesa real ofereceu selo à Heinz – que produz o ketchup da mesma marca – e para o molho de pimenta Tabasco, entre outras.

    Para acompanhar, quem sabem uma tônica Schweppes, já que a Coca-Cola também é fornecedora oficial. Um chocolate após o almoço pode ser Cadbury – a mais tradicional fabricante britânica de doces – ou da suíça Nestlé.

    Quando os relógios marcarem 17h, o chá provavelmente era o Twinings acompanhado pelo mais tradicional biscoito – e barato – do Reino Unido, o Digestives da McVitie’s. O pacote sai por pouco mais de £1 nos supermercados por lá.

    À noite, quando recebia convidados nos palácios, copos e taças reais poderiam receber gin Tanqueray ou Gordon’s. Ambas ostentam o selo real na embalagem.

    Em champagnes, a casa real é mais diversa e 18 empresas oferecem a bebida aos Windsor. Entre elas, várias francesas, como Mumm, Moët & Chandon e Veuve Clicquot.

    Mas se mesmo com tantos fornecedores faltasse alguma coisa, não havia motivo de pânico. Quem também tem selo real é o Waitrose, um dos maiores supermercados britânicos. E uma das lojas fica a sete minutos a pé do Palácio do Buckingham.

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