Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Do Maracanã ao Congresso: rainha Elizabeth II visitou o Brasil em 1968

    Monarca proferiu discurso impactante no Congresso Nacional dias antes do AI-5, onde ressaltou o patriotismo e a união do povo brasileiro

    Anna Gabriela Costada CNN , em São Paulo

    Em 1968, a rainha Elizabeth II visitou o Brasil e cumpriu uma agenda diversificada, que incluiu desde visita ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, à um discurso impactante no Congresso Nacional, onde a monarca ressaltou o patriotismo e a união do povo brasileiro.

    Na ocasião, rainha Elizabeth e seu marido, o Duque de Edimburgo, puderam vivenciar um pouco da cultura do Brasil, e sua viagem incluiu visitas a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

    Nesta quinta-feira (8), dia do anúncio da morte da monarca mais longeva da história, o Itamaraty emitiu uma nota onde rememora a passagem da rainha pelo Brasil.

    “Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é lembrada pelo Governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido”, afirmou o Itamaraty.

    “Rememorar a visita da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo ao Brasil é valorizar a parceria estratégica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande número de áreas – comércio, saúde, investimentos, intercâmbio acadêmico, ciência e tecnologia – e que tem, como objetivo maior, contribuir para o bem-estar de brasileiros e britânicos, em prol do progresso de ambos os países”, incluiu a nota.

    Discurso no Congresso Nacional

    Em 6 de novembro de 1968, a rainha discursou para as autoridades brasileiras no Congresso Nacional.

    Naquele ano, o país era presidido por Costa e Silva, e dias depois ocorria o AI-5, ato que selou definitivamente os rumos da ditadura, e que confirmou as intenções dos golpistas de transformar o Congresso em um carimbador de decisões do governo militar.

    Nove meses depois o país passava a ser comandado pela Junta Militar brasileira,

    Em seu discurso, Elizabeth disse que sentia-se profundamente comovida com a recepção, que havia muita cortesia e generosidade com ela e o marido, e que assim eles teriam sido recebidos em toda parte desde que chegaram ao Brasil.

    “Não é apenas vasto, o Brasil, dentro de suas fronteiras são muitos grandes as diferenças, regionais, geográficas, éticas e econômicas”, disse a rainha em seu discurso.

    “O legislativo brasileiro enfrenta problemas de complexidade e grandeza que poucas nações foram chamadas a resolver. E de vós, depende, apesar da tarefa de criar unidade na diversidade, ainda assim senhores, um dos fatos que mais me impressionou é o patriotismo e a unidade do povo brasileiro, nisso, o povo tem uma profunda fonte de força”, afirmou ao Congresso.

    Veja a íntegra do discurso no vídeo abaixo:

    Tópicos