Rainha Elizabeth adia reunião importante após aconselhamento médico
Encontro era com o Conselho Privado formando por políticos de alto escalão
A rainha britânica Elizabeth II adiou uma reunião importante nesta quarta-feira (7) depois de ser aconselhada pelos médicos a descansar, disse o Palácio de Buckingham.
A monarca de 96 anos iria participar de uma reunião virtual de seu Conselho Privado um dia depois de nomear Liz Truss como a nova primeira-ministra do Reino Unido.
O Conselho Privado é um órgão formado por políticos de alto escalão que atuam como conselheiros oficiais da rainha. Durante a reunião desta quarta, Truss teria feito seu juramento e novos ministros teriam sido empossados em seus cargos.
“Depois de um dia inteiro ontem, Sua Majestade aceitou esta tarde o conselho dos médicos para descansar. Isso significa que a reunião do Conselho Privado que deveria ocorrer esta noite será reorganizada”, disse um porta-voz do Palácio.
Uma fonte real disse que a reunião foi virtual e que a rainha não esteve no hospital.
A rainha permanece no Castelo de Balmoral, sua residência rural escocesa, onde recebeu Truss e seu antecessor Boris Johnson na terça-feira – a primeira vez que um primeiro-ministro apresentou oficialmente sua renúncia ou foi nomeado fora do Palácio de Buckingham durante as sete décadas da rainha. trono.
O Palácio de Buckingham anunciou com antecedência que a rainha não faria a viagem de ida e volta de 1.000 milhas da Escócia. Uma fonte real disse à CNN que a decisão foi evitar quaisquer arranjos alternativos de última hora no caso de a rainha se encontrar com problemas de mobilidade episódicos.
A nomeação de um novo primeiro-ministro é uma das principais responsabilidades cerimoniais da rainha como chefe de Estado – com outras sendo a abertura estadual do parlamento e a assinatura de projetos de lei parlamentares.
Em maio, a rainha perdeu a abertura estadual do Parlamento pela primeira vez em 59 anos. O palácio citou os “problemas de mobilidade episódicos” do monarca, mas se recusou a divulgar mais detalhes citando a confidencialidade do paciente.
Em vez disso, os príncipes Charles e William ocuparam o centro do evento, com o herdeiro do trono lendo a agenda legislativa do governo para o próximo ano em nome de sua mãe.
Os problemas de mobilidade em curso , que a rainha enfrenta há quase um ano desde uma breve internação hospitalar em outubro passado, também dificultaram outras ocasiões, incluindo as celebrações do Jubileu de Platina em junho.