Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BC do Canadá eleva taxa básica de juros em 0,75 p.p., para 3,25% ao ano

    Autarquia destacou que a economia canadense continua operando com excesso de demanda e o mercado de trabalho permanece apertado

    Inflação do Canadá recuou em julho de 8,1% para 7,6% no acumulado em 12 meses
    Inflação do Canadá recuou em julho de 8,1% para 7,6% no acumulado em 12 meses rrmf13/Getty Images

    Letícia Simionato, do Estadão Conteúdo

    O Banco Central do Canadá (BoC, na sigla em inglês) decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, de 2,5% a 3,25% ao ano, nesta quarta-feira (7). A taxa bancária foi elevada a 3,50% e a taxa de depósitos, a 3,25%.

    De acordo com a autarquia, a inflação global continua alta e as medidas do núcleo da inflação estão subindo na maioria dos países.

    “No Canadá, a inflação do CPI diminuiu em julho para 7,6%, de 8,1%, devido à queda nos preços da gasolina. No entanto, a inflação excluindo a gasolina aumentou, e os dados indicam uma maior ampliação das pressões sobre os preços, principalmente nos serviços”, diz o comunicado.

    Segundo o banco central, “pesquisas sugerem que as expectativas de inflação de curto prazo permanecem altas. Quanto mais tempo isso continuar, maior o risco de que a inflação elevada se enraíze”.

    O BoC ainda destacou que a economia canadense continua operando com excesso de demanda e o mercado de trabalho permanece apertado.

    “O banco continua esperando que a economia modere no segundo semestre deste ano, à medida que a demanda global enfraquece e uma política monetária mais restritiva aqui no Canadá comece a alinhar a demanda com a oferta”, prevê.

    “Dadas as perspectivas para a inflação, o Conselho ainda considera que a taxa de juro terá de subir ainda mais e continua firme no seu compromisso com a estabilidade de preços para atingir o objetivo de 2%”, acrescenta a autarquia.