Putin diz que eleição de Liz Truss está “longe de ser democrática”
Presidente russo destacou o fato da nova premiê britânica ter sido escolhida em uma votação por membros de seu Partido Conservador, não por todo o país
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (7) que a forma como o Reino Unido escolhe seus líderes está “longe de ser democrática”, um dia depois de Liz Truss substituir Boris Johnson como primeira-ministra.
Em seus primeiros comentários públicos sobre a nomeação de Truss, Putin destacou o fato de ela ter sido escolhida em uma votação de liderança por membros de seu Partido Conservador, não por todo o país.
“O povo da Grã-Bretanha não participa, neste caso, da mudança de governo. As elites dominantes de lá têm seus arranjos”, disse ele em um fórum econômico em Vladivostok.
Questionado sobre as perspectivas de laços com o Reino Unido, Putin disse: “Conhecemos a posição dos conservadores sobre essas questões, inclusive sobre as relações com a Rússia. É da conta deles como construir relações com a Federação Russa”.
“Nosso negócio é defender nossos próprios interesses e faremos isso de forma consistente, que ninguém tenha dúvidas sobre isso”.
Em seu papel anterior como secretária de Relações Exteriores, Truss irritou Moscou com comentários vistos como russófobos e apoio vocal para a Ucrânia. Políticos e a mídia russos reagiram com críticas e zombaria à sua nomeação.
(Edição: William Maclean)