Com três mortos, passagem do furacão Kay na costa do México deve continuar forte
Ventos chegaram a 130 quilômetros por hora
Pelo menos três pessoas morreram na tempestade tropical Kay, de acordo com o diretor de Proteção Civil do estado de Guerrero, Roberto Arroyo, falando à Reuters no domingo (4).
A tempestade se fortaleceu para um furacão de categoria 1 na noite de segunda-feira (5) com ventos máximos sustentados de 130 quilômetros por hora, de acordo com a Comissão Nacional de Águas do México.
Arroyo disse que os níveis de chuva chegaram a 140 milímetros.
Chuvas torrenciais atingiram Nayarit, Jaliso, Colima, Michoacán, Puebla e Oaxaca, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do México.
Prevê-se que o furacão Kay se mova para noroeste nos próximos cinco dias, permanecendo a oeste do México, incluindo a península da Baixa Califórnia. Espera-se que se fortaleça nas próximas 36 horas e possa “se tornar um grande furacão durante esse período”, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões dos EUA na manhã desta terça-feira.
Espera-se que Kay se torne um furacão de categoria 2 nas próximas 12 horas e possivelmente atinja uma categoria 3 na quarta-feira (7), antes de começar a enfraquecer na quinta-feira.
Kay deve produzir de 100 a 200 milímetros de chuva, com totais isolados de tempestades de até 300 milímetros, em partes do oeste do México, incluindo a península da Baixa Califórnia, até a noite de quinta-feira. Essas quantidades de chuva podem levar a inundações repentinas, incluindo deslizamentos de terra.
Atualmente, o furacão está projetado para correr paralelo à costa oeste do México, com faixas externas atingindo a costa, mas as previsões oficiais indicam que Kay permanecerá no mar e não atingirá a costa neste momento, de acordo com a meteorologista da CNN Monica Garrett.