O Grande Debate: Saiba se ainda vale a pena investir em commodities
Após seis meses de guerra, que empurrou pra cima preço de produtos como petróleo e grãos, especialistas apontam se auge passou ou se continuam uma opção interessante para investir
A guerra na Ucrânia completa seis meses gerando profundos impactos econômicos em todo o mundo, incluindo no Brasil. Um estudo do Banco Mundial prevê que o choque de alimentos e combustíveis por causa do conflito dure até o fim de 2024, elevando o risco de estagflação global.
Com isso, está tudo mais caro, com destaque para os combustíveis, fertilizantes e grãos como trigo e milho. A escalada nos preços das commodities pressiona a inflação e impacta nos juros e no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Por outro lado, a alta beneficia algumas culturas agrícolas e até o setor petrolífero no Brasil, já que o país produz para o exterior alguns dos principais itens exportados tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia.
Diante da alta nos juros e dos preços das commodities em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, em que investir? Caio Carvalhal, sócio da Athmosphere Capital, defende investir em commodities. Já Paulo Cunha, CEO da iHub Investimentos aponta para outros investimentos.
“O Grande Debate – Investimentos” terá sempre a presença de dois especialistas com visões antagônicas para debater os prós e os contras das diferentes opções e soluções de investimentos, além de temas do mundo das finanças pessoais e do mercado financeiro.
A atração é semanal e vai ao ar às segundas-feiras, às 20h50.
(Texto publicado por Ana Carolina Nunes)