Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Rússia quer destruir a vida normal de todo europeu”, diz Zelensky

    Presidente ucraniano comentou a paralisação do gasoduto Nord Stream, que liga a Rússia à Alemanha

    Da CNN

    O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky afirmou neste sábado (3) que a Rússia “quer destruir a vida normal de todos os europeus” ao paralisar completamente o transporte de gás ao gasoduto Nord Stream.

    “Nos últimos dias, a Rússia está tentando colocar ainda mais pressão energética na Europa, o gasoduto Nord Stream foi completamente paralisado. Por que eles estão fazendo isso? A Rússia quer destruir a vida normal de todos os europeus em todos os países do nosso continente. [A Rússia] pretende enfraquecer e intimidar toda a Europa, todos os Estados”, disse Zelensky.

    Na última sexta-feira (2), a estatal russa de energia Gazprom informou a paralisação completa do transporte de gás ao gasoduto Nord Stream 1 por conta de um vazamento de óleo na compressora de gás Trent 60, na estação de Portovaya.

    O Nord Stream 1, que liga Rússia à Alemanha, já estava com sua atividade suspensa desde a quinta-feira (1º) por conta de uma manutenção. A empresa ainda não deu previsão de retorno para o fornecimento de gás ao gasoduto.

    Para o presidente ucraniano, o movimento faz parte de uma estratégia de utilizar “armas energéticas”. “Onde a Rússia não pode alcançar isso pela força das armas, ela procura fazer isso pela força através de armas energéticas. Está tentando atingir [a Europa] com pobreza e caos político onde ainda não pode usar foguetes”, afirmou Zelensky.

    Segundo ele, é necessário que a Europa tenha “ainda mais unidade” para se proteger.

    “E para nos protegermos disso, todos nós na Europa precisamos de ainda mais unidade, ainda mais coordenação, ainda mais ajuda mútua. Neste inverno, a Rússia está se preparando para uma greve energética decisiva contra todos os europeus. E as principais respostas a isso devem ser duas coisas: primeiro, nossa unidade – unidade na defesa contra um Estado terrorista, e segundo, aumentar nossa pressão sobre a Rússia – que inclui apertar todos os níveis de sanções e limitar as receitas de petróleo e gás da Rússia”, afirmou o mandatário ucraniano.

    “Quanto mais golpes lidarmos juntos, menos golpes esses terroristas serão capazes de lidar”, complementou Zelensky.

    Tópicos